Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Secretaria de Saúde fará evento especial na Praça Arthur Thomas segunda-feira

Compartilhar:
23 de set de 2022 Saúde
Imagem Secretaria de Saúde fará evento especial na Praça Arthur Thomas segunda-feira
Secretaria de Saúde fará evento especial na Praça Arthur Thomas segunda-feira

Serviço de Atendimento em Psicologia (SAP) preparou um evento especial em comemoração ao Setembro Amarelo, mês que no Brasil é dedicado à conscientização e importância sobre a prevenção do suicídio. Uma série de atividades gratuitas serão oferecidas na próxima segunda-feira (26), das 9h às 11h30, na Praça Arthur Thomas.

Segundo a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, o cidadão será recepcionado com uma série de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, ‘quick massage’ (massagem relaxante), escuta psicológica e orientações sobre vida saudável. “Essas ações serão realizadas em parceria entre o SAP, acadêmicos e orientadores do curso de psicologia da Unipar (Universidade Paranaense), Sesc e Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD). Todos unidos pela valorização da vida, que sempre vale a pena ser vivida”, pontua.

Ela conta que o Setembro Amarelo existe no Brasil desde 2015, graças a uma campanha criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em uma referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro. “O SAP conta com equipe multiprofissional para atendimento dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. Oferecemos atendimento individual e também em grupo-operativo para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos”, detalha.

A psicóloga comenta que as razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. “Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria dos casos é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade e é por isso que estamos à disposição da população”, pontua.

Nathalia cita uma instrução, que classifica como ‘muito importante’, disponibilizada por profissionais do CVV: como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada? “O melhor é dizer ‘tem algo que eu posso fazer para te ajudar?’. Colocar-se à disposição, oferecer um ombro, escutar um desabafo são coisas simples e muito importantes de serem feitas e que podem literalmente salvar uma vida”, observa.

SERVIÇO – SETEMBRO AMARELO – Atividades especiais de atenção à saúde – Data: 26/09/2022 – segunda-feira – Horário: das 9h às 11h30 – Local: Praça Arthur Thomas – Grátis – Informações: (44) 3906-1159 e 98402-9642.