Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Prefeitura decreta a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de saúde

Compartilhar:
24 de nov de 2022 Saúde
Imagem Prefeitura decreta a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de saúde
Prefeitura decreta a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de saúde

Com o aumento expressivo no número de casos de covid-19 em Umuarama, o prefeito Hermes Pimentel, por orientação da Secretaria Municipal de Saúde, baixou um decreto na tarde desta quinta-feira (24) indicando a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de saúde: farmácias, laboratórios, unidades básicas de saúde (UBS), Pronto Atendimento 24 Horas (PA), hospitais e clínicas diversas.

O decreto será publicado no veículo oficial do município e começa a valer já nesta sexta-feira (25), obrigando ainda que todos os pacientes com sintomas de gripe (coriza, tosse, espirros etc.) usem máscaras protetoras em todos os lugares – e não só em ambientes de saúde. “Saímos de uma média diária de um para oito casos em questão de poucos dias, desta forma é nossa obrigação, como gestores públicos, garantir a proteção da população”, comentou Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde.

Ele comenta ainda que o decreto municipal é mais rigoroso que o estadual, publicado há dois dias, que apenas sugere a volta do uso de máscaras. “Em Umuarama nós vamos ter a exigência do uso de máscaras. Neste momento essa obrigação é restrita apenas a ambientes onde haja aglomeração de pessoas em estabelecimentos de saúde, porém, caso não consigamos deter esse aumento de casos, vamos nos reunir com o COE (Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19) para analisarmos, junto de todos os profissionais, a necessidade da ampliação para outros estabelecimentos”, pontuou o secretário.