Palestra abordará inclusão da pessoa com autismo

8 de ago de 2022 Saúde
Imagem Palestra abordará inclusão da pessoa com autismo
Palestra abordará inclusão da pessoa com autismo

Com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM) da Universidade Paranaense (Unipar) realizará em setembro a palestra “Autismo: Plantando sementinhas de amor e criatividade”, que será ministrada pela doutora Leslye Santori Iria, médica pediatra atuante em Umuarama, especializada no diagnóstico e tratamento do autismo.

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) acomete centenas de pessoas em Umuarama. Não há uma estatística oficial sobre os casos, mas apenas a rede municipal de ensino conta com cerca de 130 crianças em idade escolar nesta condição, matriculadas em escolas e centros de educação infantil – os CMEIs. Há atendimento ainda na Escola Especial Nice Braga, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na entidade AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região.

A palestra é destinada aos pais e cuidadores de pessoas com TEA e também a representantes de entidades de saúde e educação ligadas ao atendimento. “A população em geral também pode participar, pois o assunto é de grande importância para todos. Nós cedemos o espaço para a realização da palestra, que será no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, e também convidamos os profissionais da rede de entidades socioassistenciais e servidores da pasta”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

O evento tem como objetivo a conscientização dos profissionais de saúde, educação e toda comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista, assim como a inclusão de seus portadores nos cenários cotidianos. A palestra será dia 14/09, às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert (Av. Rio Branco, 3633 – Zona I, ao lado da Prefeitura) e a participação é aberta a todos. Mais informações pelo telefone (44) 99762-4012, por e-mail (lapsmunipar@gmail.com) ou pelo Instagram @lapsmunipar.