Pacientes têm dietas e suplementos garantidos no setor de Assistência em Saúde

Data de publicação: 29/06/2022

Foto da matéria Pacientes têm dietas e suplementos garantidos no setor de Assistência em Saúde

Pacientes que necessitam de tratamentos com regimes especiais são atendidos gratuitamente no setor de Assistência em Saúde de Umuarama. Para se ter uma ideia, só nos primeiros cinco meses de 2022 foram entregues 10 mil produtos para dietas e suplementações. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por mês são auxiliados 287 pacientes adultos e outras 94 crianças.

A assistente social Caroline Oliveira Bagli, coordenadora do setor, relata que são produtos especiais para dietas enterais (dietas líquidas administradas por meio de uma sonda que se introduz no estômago ou no intestino do paciente) e suplementos alimentares. “Para as crianças são fornecidas fórmulas com indicações terapêuticas para tratamento de alergias, refluxos, patologias que impedem a sucção, prematuridade com sequelas e/ou comprometimento nutricional, além de doenças congênitas, entre outras”, detalha.

Ela explica que, com relação às dietas enterais e suplementos, o setor atende a pacientes em risco nutricional, distúrbios alimentares, desnutrição, anorexia, cardiopatas, oncológicos, doenças neurológicas, em recuperação de cirurgias e/ou enfermidades. “É importante destacar que estamos sempre buscando atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de maneira digna e integral”, garante Caroline.

Já a diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, acrescenta que o setor está organizando a ampliação dos produtos distribuídos. “Também pensando na qualidade de vida dos pacientes, recentemente o setor ampliou sua equipe técnica, contando com nutricionista (para avaliações e serviços homecare para pacientes SUS acamados e domiciliados, bem como psicóloga e assistente social. Nosso interesse é humanizar o serviço, proporcionando saúde e qualidade de vida aos pacientes SUS”, relata.

Simony chama a atenção ainda para os valores investidos, com recursos próprios do município, aproximadamente R$ 800 mil só no primeiro quadrimestre de 2022. “Para os próximos seis meses o valor foi ampliado e serão investidos aproximadamente R$ 1.950.000 no programa de terapia nutricional (fórmulas, suplementos, dietas)”, ressalta, indicando que quem precisar de mais informações pode procurar a UBS de seu bairro ou comparecer ao setor, que fica na rua Dr. Paulo Pedrosa de Alencar nº 4253 (em frente à Secretaria Municipal de Saúde).