Dia D de combate à dengue também terá arrecadação de brinquedos em Umuarama

22 de nov de 2022 Saúde
Imagem Dia D de combate à dengue também terá arrecadação de brinquedos em Umuarama
Dia D de combate à dengue também terá arrecadação de brinquedos em Umuarama

As ações contra a dengue serão intensificadas no próximo final de semana em todo o Estado, com a realização do ‘dia D’ de combate ao mosquito transmissor da doença. Em Umuarama as atividades serão às 8h30 de sábado, 26, na Praça Arthur Thomas. Além de orientações preventivas, a população terá atrativos como cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, aferição de pressão arterial com estudantes do curso de Técnico em Enfermagem e exposição de animais peçonhentos (cobras e escorpiões) com a equipe da Vigilância Ambiental.

As atividades serão realizadas das 8h30 às 11h e no mesmo local haverá um posto de arrecadação de brinquedos novos ou usados, desde que em bom estado, da campanha realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). Os itens doados serão destinados a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

“O intuito da iniciativa é levar alegria aos pequenos, além de um Natal mais feliz e solidário. Por isso estaremos juntos com o Sesc nessa campanha, combatendo a dengue e arrecadando brinquedos para assegurar um natal mais alegre às nossas crianças, contando com a solidariedade da população”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

As ações do dia nacional de mobilização contra a dengue serão realizadas em conjunto, entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Sesc, entre outros apoiadores. A equipe de campo também distribuirá panfletos nos comércios próximos, conscientizando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

A orientação geral é eliminar recipientes que acumulem água, manter as calhas desobstruídas, colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas. “É importante reservar uns cinco minutos para uma vistoria diária nos quintais das residências, pátios e calçadas dos estabelecimentos comerciais. A prevenção é o único caminha para evitar a disseminação de casos de dengue. Só controlando a infestação de mosquitos conseguiremos evitar o avanço da doença”, completou Renata.

No atual período de acompanhamento da dengue, iniciado em 31/07, Umuarama acumula 54 casos positivos. Na última semana surgiram mais 47 suspeitas e até agora 360 exames tiveram resultado negativo, do total de 461 notificações registradas. As regiões atendidas pelas unidades de saúde Ouro Branco e São Cristóvão seguem em situação de alerta, devido ao número de casos confirmados nos bairros próximos. Não há registro de casos graves nem óbitos em decorrência de dengue, no momento.