Saúde

Ação conjunta leva atendimento em saúde para mulheres em situação de rua

Data de publicação: 20/04/2022

Foto da matéria Ação conjunta leva atendimento em saúde para mulheres em situação de rua

Mulheres em situação de rua ganham evento especial, coordenado pelo setor de Assistência em Saúde e pelo Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), em que receberam atendimento psicossocial, acompanhamento médico e informações sobre planejamento familiar. A ação ganhou apoio do Centro Pop e contou com a participação da médica Céres Giacometti.

O objetivo da ação intersetorial, de acordo com Michele Siqueira Fazoli, coordenadora do CRMI, foi a realização de busca ativa, acolhida e escuta das mulheres que vivem em situação de rua em Umuarama. “Disponibilizamos um atendimento especializado para essas mulheres que, via de regra, encontram inúmeras barreiras para acessar ações e serviços públicos de saúde”, comenta.

Segundo Michele, entre as barreiras enfrentadas por essas mulheres, ela destaca a falta de informação sobre a existência de canais e pontos de atendimentos (como o Centro Pop), a falta de documentos pessoais e de endereço convencional. “Pensando nessas barreiras e com o olhar atento a essas especificidades, buscamos apresentar e oferecer a elas a garantia ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde”, detalhou.

As abordagens devem continuar, segundo informa Roger Bruno Brambila Giopato, coordenador do Centro Pop. “As ações serão realizadas semanalmente em pontos em que a equipe do Centro Pop tem conhecimento da permanência de mulheres em situação de rua – como a Estação Rodoviária, a Praça da Bíblia e imediações, bem como outras praças”, relatou.

A psicóloga Débora Baggio, do Setor de Assistência em Saúde, oferece apoio às ações, dando orientações e planejando estratégias, além de acompanhar as mulheres ao atendimento médico. “Por meio da escuta qualificada, nós identificamos suas necessidades de saúde e falamos sobre promoção, prevenção, proteção, diagnóstico e tratamento, pontos que evitam agravos à saúde de mulheres que vivem em condições desafiadoras”, conta.

A psicóloga do Centro Pop, Franciele Palma, acrescenta que a parceria inclui também laboratório, para realização de exames, a Farmácia Central, para dispensar a medicação receitada, e o Ambulatório de Infectologia, para os testes rápidos de HIV, hepatites e outras infecções sexualmente transmissíveis. “O resultado dessa ação foi realmente um sucesso. Oferecemos um café da manhã e elas tiveram espaço para falar, perguntar e compartilhar experiências”, informou.


Compartilhar: