Qualidade de Vida

Prefeitura inicia revitalização da Praça da Bíblia

Data de publicação: 20/01/2017

Foto da matéria Prefeitura inicia revitalização da Praça da Bíblia

Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com apoio da Guarda Municipal, iniciou nesta quinta-feira, 19, uma limpeza completa na Praça da Bíblia. A grama foi cortada, as calçadas varridas e todo o lixo foi recolhido, num trabalho que já mudou o visual do logradouro público. A intenção do prefeito Celso Pozzobom é uma revitalização completa e a utilização da praça, para que ela se torne novamente um ponto de encontro da comunidade. Outras medidas serão tomadas para dar mais segurança aos frequentadores.

Esta é a primeira ação colocada em prática após a reunião entre a administração municipal e representantes de instituições assistenciais e religiosas, das áreas de saúde e assistência social, comunidades terapêuticas e forças de segurança, realizada na última terça-feira, 17, na Secretaria Executiva dos Conselhos. O encontro foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, visando organizar um plano de atendimento aos moradores de rua e usuários de entorpecentes que se concentram em pontos da cidade, como a Praça da Bíblia, Estação Rodoviária, Terminal Urbano e outros.

Na ocasião o prefeito Celso Pozzobom agradeceu o interesse dos representantes da sociedade organizada em discutir soluções e participar deste momento, reunindo esforços para resolver – ou ao menos amenizar – o problema. “Queremos desenvolver políticas públicas eficientes, a fim de atender e dar esperança a esta população. Por isso estamos planejando uma ação organizada, com responsabilidades bem distribuídas entre cada ente da sociedade”, afirmou.

O diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, acompanhou os trabalhos nesta quinta-feira e disse que a organização poderá ser acionada para garantir a segurança em eventos futuros realizados no logradouro. “Uma das causas da ocupação da Praça da Bíblia por usuários de drogas e andarilhos é a falta de conservação e de utilização, por parte da comunidade. Com a revitalização, a praça poderá ser novamente utilizada para eventos recreativos, de lazer, esportes e também para reuniões e atividades comunitárias. E a Guarda estará disponível para acompanhar as ações e garantir a segurança”, assegurou.

A Secretaria de Serviços Públicos vai manter o local limpo e bem cuidado e uma equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos estuda intervenções físicas para evitar que a praça volte a ser ponto de encontro de usuários de drogas. A iluminação também deve receber melhorias.

A secretária de Assistência Social, Graziella Gomes de Freitas, lembra a importância do trabalho conjunto com a sociedade, em especial com a Secretaria de Saúde, que oferecerá aos dependentes químicos consultas médicas, exames e vagas para tratamento com entidades parceiras. “Vamos oferecer opções para quem aceitar ajuda. O usuário será identificado, amparado e encaminhado para tratamento”, afirmou a secretária. “As ações serão humanizadas, com escuta qualificada e uma aproximação sensível à realidade deles”, completou.