Procon Umuarama participa de mutirão online nacional de renegociação de dívidas

13 de mar de 2021 Procon
Imagem Procon Umuarama participa de mutirão online nacional de renegociação de dívidas
Procon Umuarama participa de mutirão online nacional de renegociação de dívidas

No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Umuarama se juntou à Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para realizar o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” entre os dias 15 e 31 de março. O acesso acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

A ação dos órgãos de defesa do consumidor terá como objetivo reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para isso, após ser acionada pelo Procon Umuarama, o Proconsbrasil programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global do Proconsbrasil, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br. Ele receberá um login e senha. Nesse momento fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Umuarama orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Passado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03

COMO: através do site www.consumidor.gov.br

PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias