Procon fará migração de sistemas e atenderá em regime de plantão

27 de mai de 2022 Procon
Imagem Procon fará migração de sistemas e atenderá em regime de plantão
Procon fará migração de sistemas e atenderá em regime de plantão

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama vai ficar uma semana sem pode oferecer atendimento integral ao público. Segundo o secretário Deybson Bitencourt, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), programa de gestão administrativa e processual, será substituído, trabalho que exige a paralisação das atividades entre os dias 30 de maio e 3 de junho.

O advogado detalha que o Sindec é compatível somente com o navegador Internet Explorer, que deixará de oferecer suporte a partir do dia 15 de junho próximo, desta forma o Procon Umuarama vai migrar para um novo programa de gestão da Celepar. “Todos os dados registrados até hoje no Sindec permanecerão disponíveis para o término dos atendimentos em aberto e para consulta do histórico de informações, não prejudicando em nada as ações e procedimentos já instaurados aqui no Procon”, explica.

No caso de alguma ocorrência que possa ser classificada como urgente ou emergencial – como denúncias de violações que coloquem a vida do consumidor em risco, por exemplo –, podem continuar sendo feitas diretamente no órgão (que manterá plantão para atendimentos especiais), pelo telefone (44) 3621-5600 ou pelo e-mail procon@umuarama.pr.gov.br. “Essa atualização de sistema é rigorosamente necessária e deve contribuir com a melhora nas respostas e atendimentos ao consumidor”, pontua.

A atualização será iniciada pelos processos inscritos em dívida ativa e, após isso, entram os processos aguardando pagamento de multas administrativas, as análises de recursos administrativos, os processos conclusos para decisão, os em fase instrutória e/ou com audiência de conciliação e finalmente os outros processos e/ou reclamações em andamento. “Na segunda-feira (6) o atendimento volta ao normal, das 9h às 16h”, comunica.