Processos finalizados pelo Procon geram R$ 78 mil para entidades

30 de ago de 2022 Procon
Imagem Processos finalizados pelo Procon geram R$ 78 mil para entidades
Processos finalizados pelo Procon geram R$ 78 mil para entidades

Doze entidades socioassistenciais e o Corpo de Bombeiros de Umuarama foram atendidos com bens e serviços obtidos pelo município por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionados a 32 processos administrativos concluídos pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal, nas últimas semanas. A lista inclui alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, bebedouros e uma série de equipamentos, além de apadrinhamento de crianças em projeto esportivo.

As informações são do secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Deybson Bitencourt Barbosa. “Nossa equipe conseguiu firmar 15 TACs de um total de 32 processos administrativos que estavam conclusos para decisão administrativa. Isso é resultado das fiscalizações realizadas junto a empresas dos mais diversos segmentos em Umuarama, cujas autuações resultaram em benefícios diretos para a comunidade depois que a situação dessas empresas foi regularizada”, explicou.

Com a ação, o Procon Municipal contemplou 20 projetos apresentados, sendo que 12 instituições assistenciais e o Corpo de Bombeiros receberam produtos ou bens para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. O valor total dos TACs – um instrumento legal com a finalidade de impedir a continuidade de uma situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito e evitar a ação judicial – soma R$ 78.377,47.

“É um apoio importante para as entidades que trabalham diretamente com a população em situação de vulnerabilidade e que, seguramente, fará a diferença no dia a dia das pessoas”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, que apoia a iniciativa do Procon.

Entre os bens adquiridos com recursos dos TACs estão bebedouros com capacidades de 25 a 100 litros de água gelada, roteados Wi-Fi, bolsas de maternidade, caixa de som, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, cobertores e toalhas de banho com capuz, caixas com resmas de papel sulfite, ar-condicionado split 12.000 BTU, placas de tatame em EVA, armário com chave em MDF, impressora multifuncional, forno de micro-ondas e bolsas de 12 meses para 40 crianças no Instituto de Esportes do Paraná – Projeto Nadando Paraná, no valor de R$ 43,2 mil.

As entidades atendidas neta etapa foram o Corpo de Bombeiros, Associação Umuaramense de Kickboxing (AUKB), Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), Projeto Bebê Feliz, Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram) – Guarda Mirim, Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Assistência Social Lar Betel (Assebe), Projeto Restauração, Centro de Apoio e Integração Bem Viver, Centro de Recuperação Viva Com Deus (Crevd) e Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial.