Preço dos produtos da cesta básica caem 2,44% segundo pesquisa do Procon

6 de dez de 2021 Procon
Imagem Preço dos produtos da cesta básica caem 2,44% segundo pesquisa do Procon
Preço dos produtos da cesta básica caem 2,44% segundo pesquisa do Procon

O preço dos produtos que compõem a cesta básica caíram 2,44% em um mês, segundo dados de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama e apresentados nesta segunda-feira (6). Entre os itens que pertencem ao grupo de marcas mais baratas, as maiores quedas de preços foram do tomate (38%), da batata (22%), da margarina (15%), do arroz tipo 1 (10%) e do leite integral (8%).

A pesquisa, realizada entre os dias 1 e 2 de dezembro, aponta ainda que os produtos que mais aumentaram de preço, entre as marcas mais baratas, foram a banana (54%), a cebola (17%), o absorvente aderente (14%), o creme dental (11%) e a farinha de mandioca torrada (10%). “Em novembro, esta cesta básica custava R$ 759,43. Agora sai por R$ 740,88. Vale destacar que para esta análise, foram considerados os preços médios”, detalha Deybson Bitencourt, secretário municipal do Procon.

Considerando o grupo de produtos classificados como marcas líderes, não houve alteração nos preços – em novembro a cesta básica custava R$ 940,17 e em dezembro R$ 940,26. “Os produtos que mais caíram de preço foram o papel higiênico (8%), o leite integral (6%), o feijão carioquinha (4%) e o alho, a água sanitária, o óleo de soja e o macarrão com 500 gramas (2%)”, comenta o advogado.

Ele acrescenta que os produtos que mais sofreram aumento neste mês foram a banana (54%), a cebola (17%), a salsicha (15%), a linguiça (7%) e o café (6%). “Informamos também que a pesquisa foi realizada em sete supermercados de Umuarama, considerando uma cesta para quatro pessoas, contendo itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza”, esclareceu.

Acesse a pesquisa da cesta básica com produtos mais baratos clicando aqui.

Acesse a pesquisa da cesta básica com produtos de marcas líderes clicando aqui.