Lar Santa Faustina recebe 16 cadeiras de banho em ação realizada pelo Procon

4 de nov de 2022 Procon
Imagem Lar Santa Faustina recebe 16 cadeiras de banho em ação realizada pelo Procon
Lar Santa Faustina recebe 16 cadeiras de banho em ação realizada pelo Procon

Em Umuarama, empresas e instituições autuadas por ferir o Código de Defesa do Consumidor podem optar por transformar a multa em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um instrumento legal que tem contribuído com diversas instituições beneficentes. Nesta quinta-feira (3) foi a vez do Lar Santa Faustina ser contemplado com 16 cadeiras de banho, em trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama.

Os equipamentos, fundamentais no atendimento aos idosos, foram adquiridos a um custo de R$ 3.800 e pagos por uma empresa da cidade, que assinou o instrumento legal proposto pelo Procon. “Além de resolvermos uma situação que impede a continuidade de certas ilegalidades, instruindo e direcionando a empresa na reparação do dano ao consumidor, ela evita uma ação judicial. O melhor é que a produção dessa TAC beneficia diretamente as instituições beneficentes cadastradas pela pelo Procon neste projeto”, detalha o secretário Deybson Bitencourt.

Diversas entidades socioassistenciais têm sido atendidas com bens e serviços obtidos por meio de termos de ajustamento de conduta. A lista inclui alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, bebedouros e uma série de equipamentos, além de apadrinhamento de crianças em projeto esportivo, conforme projetos apresentados ao Procon Municipal. “Auxiliar as entidades com recursos que ajudarão a melhorar a qualidade dos serviços prestados é algo que muito nos deixa felizes. São associações parceiras contribuem com as ações sociais do município”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.

O Lar Santa Faustina (antigo Lar São Vicente de Paulo), fundado em 1968, é a administrado pelas Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia e presidido pela irmã Edith Veritas, oferecendo atendimento a 70 idosos em regime de internato. Para poder administrar as ações de assistência social ao idoso, o Ministério do Desenvolvimento Social define instituições assim como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso), garantindo cuidados a idosos sem vínculo familiar, abandonados ou sem condições de prover a própria subsistência, oferecendo alimentação, cuidados com a saúde e convivência social.