Procon

Data de publicação: 09/09/2021

Foto da matéria Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,86 e a R$ 6,19 segundo pesquisa realizada pelo Procon

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realiza mensalmente levantamentos de preços de combustíveis, gás de cozinha e da cesta básica. De acordo com o último levantamento, apresentado nesta quinta-feira (9), o litro de gasolina comum é encontrado em Umuarama ao preço mínimo de R$ 5,86 e máximo de R$ 6,19, uma variação de 5,6%. Variação maior ainda é encontrada na gasolina aditivada (6,06%), encontrada a R$ 5,96 e R$ 6,39.

O etanol mais barato é encontrado a R$ 4,60 (no Posto Balanção) e o mais caro a R$ 4,89 (no Posto do Abel) – uma variação de 4,67%. Já o óleo diesel mais em conta custa R$ 4,29 (no Posto Avenida) e o mais caro está R$ 4,64 (no Posto do Abel) – variação de 4,45%. No caso do diesel especial S10, o litro mais barato está R$ 4,29 (no Posto Universitário) e o mais caro está R$ 4,79 (no Stella Maris).

O advogado João Paulo Souza Oliveira, secretário do Procon Municipal, observa que a pesquisa foi realizada no dia 6 de setembro e, desta forma, traz as informações referentes a esta data. “Consultamos 43 postos de combustíveis de Umuarama, destacando que nem todos oferecem os cinco combustíveis pesquisados (gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel e diesel S10)”, afirma.

Considerando o preço médio de cada combustível, o levantamento realizado pelo Procon informa ainda que a gasolina custava R$ 5,77 no dia 2 de agosto e R$ 5,98 em 2 de setembro (variação de 3,6%), a gasolina aditivada custava R$ 5,87 e agora custa R$ 6,06 (variação de 3,3%), o etanol custava R$ 4,33 e agora custa R$ 4,67 (variação de 7,8%), o diesel custava R$ 4,35 e agora custa R$ 4,45 (variação de 2,3%) e o diesel S10 custava 4,37 e agora custa R$ 4,47 (variação de 2,4%).

O secretário chama a atenção dos proprietários de veículos total flex (que podem utilizar mais de um tipo de combustível) que, neste momento, vale a pena abastecer com gasolina em vez de etanol. “O custo do litro do etanol em relação à gasolina é de 78,1%. Como a autonomia do veículo com álcool é, em média, 30% menor, para ser vantajosa a sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor”, detalha.

GÁS DE COZINHA

O Procon de Umuarama também realizou pesquisa de preços do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha. O botijão de 13 quilos mais barato pode ser encontrado na empresa Viana Gás, ao preço de R$ 100. Já o valor mais caro está nas empresas Danielle Gás, HM Gás e Panorama Gás, ao preço de R$ 115 – uma variação de 15%. “Considerando o preço médio do botijão, em 5 de agosto ele custava R$ 101,11 e agora custa R$ 108,18, uma variação de 7%”, explica Oliveira, acrescentando que as pesquisas podem ser acessada no site da Prefeitura.

Pesquisa Combustíveis: clique aqui.

Pesquisa Gás de Cozinha: clique aqui.