CONSUMO CONSCIENTE

Espetáculo teatral ‘Proconzinho em: Fica a Dica’ será apresentado a alunos da rede municipal

Data de publicação: 19/03/2024

GIBI PROCONZINHO

Procon Umuarama também lançará segunda edição do concurso de produção de texto sobre direitos do consumidor

O tema consumo consciente é a base para a peça ‘Proconzinho em: Fica a Dica’, espetáculo teatral que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, realiza por meio da Educon (Escola Municipal de Defesa do Consumidor) no teatro do Centro Cultural Vera Schubert em três sessões: duas na quarta-feira (20) e uma na quinta-feira (21).

A atividade tem apoio e parceria da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação e tem o objetivo de abordar, de maneira lúdica a temática, os cuidados que todos devem ter ao contratar um serviço ou comprar um produto. “Também é uma oportunidade para divulgarmos aos alunos da Rede Municipal de Ensino o gibi ‘Proconzinho’, uma produção fantástica feita pelo cartunista Marcos Vaz especialmente para o Procon Umuarama”, comenta o secretário Toninho Comparsi.

Ele conta que o espetáculo ‘Proconzinho em: Fica a Dica’ mostra o cotidiano de uma sala de aula, com personagens divertidos que participam de uma aula interativa sobre consumo consciente e aprendem na prática sobre os direitos e deveres do consumidor. “Os alunos vivenciam situações que podem ocorrer no dia a dia do consumidor e aprendem, desde cedo, a cuidar do seu dinheiro. Além do famoso Proconzinho, que traz dicas infalíveis para enriquecer ainda mais essa aula tão diferente, a plateia também participa, um espetáculo interativo e muito informativo”, afirma.

Além de abordar o tema consumo consciente, o projeto desenvolvido pelo Procon prepara os alunos para a 2ª edição do concurso de produção de texto que é direcionado aos alunos de mais de 50 turmas do 4° ano de 22 escolas municipais de Umuarama. “Nesta 2ª edição, o número de alunos e professores premiados vai aumentar de 3 para 10, ou seja, 10 alunos e 10 professores serão premiados com smartphones e smartwatch. O lançamento do concurso de produção de texto ocorrerá concomitantemente à peça teatral, com previsão de término em meados de junho deste ano, com cerimônia de premiação”, detalha Comparsi.

SERVIÇO – ESPETÁCULO TEATRAL: ‘PROCONZINHO EM: FICA A DICA’ – Data e Horário: 20/03/2024 – quarta-feira: 1ª sessão às 9h e 2ª sessão às 14h – quinta-feira: sessão única às 9h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert.