Secretaria de Obras vistoria terreno do antigo complexo poliesportivo

16 de nov de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Secretaria de Obras vistoria terreno do antigo complexo poliesportivo
Secretaria de Obras vistoria terreno do antigo complexo poliesportivo

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras realizou uma vistoria no terreno do antigo Poliesportivo, na avenida Parigot de Souza, na manhã desta quarta-feira, 16. O diretor de obras do município, engenheiro Renato Caobianco, inspecionou alguns buracos que surgiram no local, após o extenso período de chuvas registrado em Umuarama, para levantar informações e discutir eventuais ações necessárias.

Segundo o secretário responsável pelo setor, Gleison Alves de Andrade, foram identificados problemas pontuais e de fácil solução, que não colocam em risco a estrutura de concreto concluída em 2016, ao custo aproximado de R$ 17 milhões, que recuperou a grande erosão responsável pela destruição o Poliesportivo, que se intensificou a partir de 2013.

“Um dos buracos surgiu em um ponto onde ocorre a drenagem da água das chuvas, que se acumula no local. O outro aparentemente é decorrência da acomodação do solo. Vamos aterrar os dois pontos e manter o monitoramento”, disse.

No ponto de drenagem – onde a tampa de uma das entradas na aduela subterrânea está parcialmente aberta para escoamento pluvial – a equipe da Secretaria de Obras deve implantar uma pequena caixa para coleta do acúmulo de água, ligada ao canal por uma tubulação de PVC. Em seguida a tampa da aduela será lacrada com concreto e a erosão aterrada.

O antigo Poliesportivo, construído na gestão do prefeito Fernando Scanavaca, abrigava um complexo de quadras esportivas, campo de futebol gramado e cercado com alambrado, arquibancadas e banheiros públicos, além de vestiários, uma edificação para administração e cabines de imprensa, muros e duas entradas – uma delas com bilheteria para o público e outra para as equipes esportivas. Havia ainda uma concha acústica e estacionamento para centenas de veículos.

Em 2012 as galerias pluviais e a tubulação embaixo do terreno colapsaram, dando início a uma erosão que avançou rapidamente e ‘engoliu’ praticamente toda a infraestrutura existente. Na gestão do prefeito Moacir Silva a erosão foi recuperada, com a construção de aduelas em concreto com nove metros de largura por três de altura (parte aterrada) e um canal aberto revestido por gabiões até a ponte do Jardim Petrópolis. Desde então a Secretaria de Obras vem realizando as manutenções necessárias na tubulação e o monitoramento do local, que futuramente receberá uma área de lazer.