Ruas e avenidas da Zona V já recebem recapeamento asfáltico, rampas e calçadas

19 de abr de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Ruas e avenidas da Zona V já recebem recapeamento asfáltico, rampas e calçadas
Ruas e avenidas da Zona V já recebem recapeamento asfáltico, rampas e calçadas

A empresa contratada pela Prefeitura de Umuarama para a revitalização das principais ruas e avenidas da Zona V iniciou o recapeamento asfáltico nesta semana. As primeiras vias que receberam a nova capa em CBUQ (massa asfáltica usinada a quente) foram as avenidas Vitória e Mascarenhas de Moraes e as ruas Cláudio Manoel da Costa e Bandeirantes, nas imediações da Igreja São Paulo.

O serviço tem causado algum transtorno aos usuários, porém o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, engenheiro Renato Caobianco, disse contar com a compreensão de todos ao reforçar que “a obra trará mais segurança e comodidade aos usuários daquelas vias públicas”. “Só é preciso um pouco de paciência neste momento”, disse.

Por conta dos serviços, são necessárias interrupções temporárias do tráfego. O trabalho começou pela avenida Vitória e segue agora por trechos das demais vias beneficiadas. Além da melhoria do pavimento, o projeto inclui implantação de rampas de acessibilidade, calçamento e plantio de grama, finalizando com a sinalização viária. O investimento é de pouco mais de R$ 3,7 milhões em três lotes (Zona V e parques Dom Bosco e Caiuá).

Parte dos recursos é proveniente de convênio do município com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), por meio do programa Paraná Cidade. “Vamos aplicar pouco mais de R$ 1 milhão 900 mil para executar serviços na zona V, que trarão mais conforto e segurança aos moradores e à população que trafega pela região, uma das mais movimentadas da cidade”, lembrou o prefeito Hermes Pimentel. “O incômodo é passageiro e em breve o asfalto do bairro estará em perfeitas condições”, completou.

As vias beneficiadas nesta etapa são a avenida Mascarenhas de Moraes (da rua Carlos Gomes até a avenida Vitória), a rua Cláudio Manoel da Costa (da rua Carlos Gomes até a avenida Vitória), a rua São Mateus (entre as ruas São Luiz e Irati), a Cuiabá (da Cláudio Manoel da Costa até a avenida Rio Grande do Norte), a primeira quadra da rua Bandeirantes, a rua Tocantins (entre a São Luiz e a Irati), a São Luiz (da Mascarenhas de Moraes até a rua Porto Alegre) e a avenida Vitória, entre a Mascarenhas de Moraes e a rua Afonso Pena.

A Prefeitura também revitalizará o trecho da avenida Vitória entre as ruas Coelho Neto e Tomás Antônio Gonzaga, de cerca de 300 metros, em outro convênio de R$ 642,4 mil com o governo federal, por meio da Caxa Econômica (com serviços de pavimentação asfáltica, galerias, calçadas e sinalização viária) e vai recapear as ruas Rio Grande do Sul e Brasília, no distrito de Serra dos Dourados.