Revitalizada, praça do Alto São Francisco ganha imagem do padroeiro

19 de set de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Revitalizada, praça do Alto São Francisco ganha imagem do padroeiro
Revitalizada, praça do Alto São Francisco ganha imagem do padroeiro

Uma missa campal na manhã de domingo, 18, marcou a reinauguração da Praça Alto São Francisco, a primeira obra iniciada e concluída na gestão Hermes Pimentel. O prefeito e a primeira-dama Rozileni Pimentel da Silva, secretários municipais, vereadores e dezenas de fiéis participaram da celebração, conduzida pelo frei Cláudio Sérgio de Abreu e equipe litúrgica da Paróquia São Francisco de Assis. A praça também ganhou uma imagem do padroeiro de Umuarama.

A revitalização recebeu um investimento aproximado de R$ 305 mil. Os serviços foram iniciados em 18 de outubro de 2021 e concluídos neste mês. A empreiteira contratada pelo município por meio de licitação demoliu todo o piso em concreto, mesas e bancos de cimento, suprimiu vegetação e substituiu toda a grama.

“Depois a praça ganhou calçada em piso intertravado (paver) com rampas de acessibilidade, conjuntos de mesas, bancos e lixeiras novos, reforma dos banheiros com a troca de louças e portas. Foi construído mais um banheiro para pessoas com deficiência (PCD) e para o paisagismo recebeu um cuidado especial, com grama São Carlos, árvores e arbustos”, explicou o secretário de Obras, Gleison Alves de Andrade.

A reforma faz parte de um pacote de obras de modernização e ampliação de estruturas em diversas praças da cidade, cujo investimento total ultrapassa R$ 1,2 milhão. A praça Tamoio também já foi concluída, bem como a Antônio Morais de Barros, e a Sete de Setembro encontra-se em execução. Estão previstas ainda reformas nas praças dos Xetá e Anchieta.

Pimentel lembrou que o Alto São Francisco é uma das regiões mais antigas da cidade e que merecia essa atenção. “Temos muitos pioneiros residindo por aqui e também muitas crianças. A praça foi reformada para se tornar mais segura, atrativa e útil para a população, com parquinho cercado, academia da terceira idade, banheiros, mesas com banquinhos e muita sombra, para os frequentadores passarem horas de descontração e lazer”, disse.

O prefeito atendeu também um pedido da comunidade católica. “Incluímos no projeto um pedestal para a colocação da imagem de São Francisco de Assis, adquirida pela Igreja Matriz, e agora temos mais um local para a devoção ao padroeiro da nossa cidade”, completou.

Após um resumo da vida do santo, considerado também o patrono da ecologia, frei Cláudio agradeceu a atenção da administração e parabenizou o prefeito pela reforma desta e de outras praças, que são locais públicos importantes para o encontro de amigos e o convívio das famílias. “Agora todos devemos cuidar deste espaço, é um local de partilha, devoção e encontro que deixa bem claro. Aqui acreditamos em Deus e temos São Francisco como nosso protetor e padroeiro”, completou o religioso.