13 de dez de 2021 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura retira os tachões da ciclovia Rio Grande do Norte no contorno das praças

A Prefeitura de Umuarama iniciou nesta segunda-feira, 12, a retirada dos tachões que contornam as praças na rota da ciclovia da Avenida Rio Grande do Norte. Esta é a primeira etapa de uma mudança determinada pelo prefeito em exercício, Hermes Pimentel, no projeto de implantação da ciclovia, depois que o município começou a licitar as reformas das praças.

A alteração foi definida após o prefeito receber reclamações da população e pedidos de vereadores, por meio de indicações e requerimento. Quando o projeto foi concebido ainda não estavam previstas as reformas das praças dos Xetá, Tamoio, Sete de Setembro e Anchieta. A solução mais viável, pensada na época, foi fazer a ciclovia contornar as praças e os tachões foram colocados para dar mais segurança aos ciclistas. “Agora, com os projetos das reformas já em licitação, o prefeito determinou que a ciclovia fosse mudada para dentro das praças, o que terá pouco impacto financeiro – já que será necessário apenas a pintura do traçado”, explicou o diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Renato Caobianco.

O engenheiro lembra que os tachões poderão ser reutilizados em outras obras de sinalização realizadas pelo município, por meio da Diretoria de Trânsito (Umutrans). A execução de ciclovia em concreto, com 12.937,83m², contempla os canteiros da Avenida Rio Grande do Norte (extensão total) e parte da Tapuia. O investimento é de R$ 1.228.828,00 com recursos do Ministério das Cidades e do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A obra está em fase final de execução.

Para o prefeito Hermes Pimentel, além de dar mais segurança aos ciclistas a mudança também atende demandas recebidas da população. “Eu não estava aqui quando o projeto foi elaborado e os tachões foram fixados. Ouvindo a população, e em contato com a Secretaria de Obras, decidimos por alterar o traçado e devolver o espaço que antes era utilizado pelos veículos. Começamos pela dos Xetá e vamos retirar os tachões de todas essas praças”, confirmou.

A passagem da ciclovia será da mesma forma como foi implantada na Praça Princesa Isabel, no entrocamento das avenidas Rio Grande do Norte, Guarani e Dom Pedro II.

Já foi homologada a licitação para contratação da empresa que fará a revitalização da Praça Tamoio, com área de 4.066,44m². Os serviços incluem a substituição de todo o piso de concreto por pever (blocos intercalados), reforma das instalações sanitárias, construção de banheiro acessível para pessoa com deficiência (PCD) e paisagismo, além da passagem da ciclovia. O investimento total será de R$ 242.907,83.

A licitação para revitalização da Praça Sete de Setembro, de 3.627,40m², está em andamento. As obras são semelhantes às previstas para a Praça Tamoio e o edital estabelece o valor máximo de R$ 238.461,60. Na revitalização da Praça Anchieta, com área de 3.821,28m², serão aplicados R$ 230.228,46 (valor máximo) e na Praça dos Xetá o valor estabelecido foi R$ 189.868,39.