Prefeitura recupera dissipador rompido na Av. Presidente Castelo Branco

11 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura recupera dissipador rompido na Av. Presidente Castelo Branco
Prefeitura recupera dissipador rompido na Av. Presidente Castelo Branco

A Prefeitura de Umuarama iniciou, na última semana, a recuperação de um dissipador às margens da Avenida Presidente Castelo Branco, nas imediações do cruzamento com a Avenida Goiânia. As galerias daquela região recebem as águas pluviais de boa parte da Zona Seis, incluindo a Praça Sete de Setembro, direcionando o fluxo para a região do ribeirão Tucuruvi.

O antigo dissipador desmoronou com a ação do tempo, já que a tubulação local foi implantada há décadas. Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, a recuperação é necessária para evitar o avanço de focos de erosão.

“Esse dispositivo serve para ‘quebrar’ a velocidade da água, em dias de chuva forte, e minimizar o impacto nas encostas. O local é até arborizado, mas sem o dissipador o aumento do processo erosivo seria inevitável”, explicou o secretário.

O trabalho é executado por uma empresa terceirizada, que presta serviços de manutenção e implantação de drenagem pluvial ao município. Os escombros do dissipador antigo foram removidos e o solo já está regularizado.

Nesta sexta-feira, 11, a equipe está concretando os degraus da base e fixando as ferragens para construção de duas alas em concreto armado nas laterais, que ajudarão a proteger os barrancos. Depois serão concretados os blocos de impacto para absorver e dissipar a energia da água durante o escoamento. A previsão de conclusão é de uma semana a 10 dias, dependendo das condições climáticas.