16 de dez de 2021 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura realiza serviços preliminares para pavimentar o novo acesso ao aeroporto

A Prefeitura de Umuarama está implantando um acesso mais rápido e seguro para o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, que a partir de janeiro terá voos regulares para Curitiba, três vezes por semana. Atualmente, usuários do aeródromo precisam realizar um complicado trajeto pela movimentada PR-323, que está em obras de duplicação no trecho entre o trevo do Gauchão e o entroncamento com a rodovia PR-468 (para Mariluz e Goioerê).

O novo acesso será pela Rua José Bortoloto, que liga o terminal de embarque à Avenida Umuarama, no Parque Industrial. A obra foi determinada pelo prefeito em exercício Hermes Pimentel e iniciada em novembro, com a implantação das galerias pluviais e construção de um tanque pulmão – já concluído e devidamente cercado. Por outro lado, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação realizam os serviços preliminares para a pavimentação.

“Com o novo acesso, os futuros passageiros poderão chegar ao aeroporto a partir do viaduto que o governo do Estado está construindo no antigo trevo do Gauchão, sem ter de transitar pela rodovia. A ideia é dar segurança e agilidade no deslocamento até o aeroporto, tanto para os passageiros dos voos da Azul quanto aos demais usuários da aviação comercial, que contam com aeronaves e hangares no aeroporto”, apontou o prefeito Pimentel.

O secretário de Obras, Isamu Oshima, detalhou o serviço. Foram implantados cerca de mil metros de galerias pluviais com tubos de concreto, bocas de lobo e poços de ligação. “Uma parte vai escoar pela Avenida Umuarama (que inclusive já recebeu recapeamento asfáltico) e a outra ponta vai desaguar na caixa de amortecimento (tanque pulmão)”, explicou. “Agora o pessoal trabalha na terraplenagem, preparando a via para pavimentação”, disse.

Serão cerca de 800 metros de asfalto executados com mão de obra do município. A pista terá 8 metros de largura e será pavimentada com a vibroacabadora da Prefeitura, que permite qualidade e bom acabamento. A estimativa de custo gira em torno de R$ 500 mil – barateada pela utilização de mão de obra própria – e a previsão de conclusão é o final de janeiro.

Segundo o prefeito, a administração está fazendo o que está ao nosso alcance para deixar o aeroporto com as melhores condições de infraestrutura e conforto aos usuários e futuros passageiros, enquanto avança o processo para certificação e liberação para operações com aviões maiores.

Pelo novo acesso serão 1,2 mil metros entre o aeroporto e a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ligando ao centro da cidade sem passar pela rodovia PR-323. O viaduto do Gauchão também deve ficar pronto nos primeiros meses de 2022.