Prefeitura investirá mais de R$ 3,2 milhões em recapeamento asfáltico

31 de jan de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura investirá mais de R$ 3,2 milhões em recapeamento asfáltico
Prefeitura investirá mais de R$ 3,2 milhões em recapeamento asfáltico

Mais bairros da cidade serão beneficiados com recapeamento asfáltico nos próximos dias. A Prefeitura de Umuarama firmou convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, para investir pouco mais de R$ 3,2 milhões na revitalização do pavimento das principais vias do Parque Dom Bosco, da Zona 5 (próximo à Praça Anchieta) e do Parque Caiuá, que encontram-se em situação precária.

Os recursos são provenientes do Programa Paraná Cidade, voltado a atividades e serviços relacionados ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos municípios, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU). “Os locais foram definidos após estudos da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos e receberam a aprovação do prefeito Hermes Pimentel, atendendo regiões densamente habitadas”, apontou o diretor de Obras, engenheiro Renato Caobianco.

O prefeito já manifestou, em várias ocasiões, que bairros periféricos da cidade terão atenção especial em sua administração. “Precisamos desenvolver todas as regiões e alguns bairros estão deficitários em relação à infraestrutura. Umuarama precisa crescer em todas as áreas e setores, por isso vamos investir nos bairros e desenvolver a cidade como um todo”, destacou Pimentel.

Os contratos para o serviço já foram firmados, dando sequência ao processo licitatório vencido pela Construtora Longuini, e o município aguarda agora a sinalização do Paraná Cidade para emitir ordem de serviço. Serão 54.880 mil m² de obras.

O recapeamento contempla 16.734,62 m² no Parque Dom Bosco, ao custo de R$ 999.665,66, beneficiando as ruas Dom Bosco, Dom Bonifácio, Dom Antonino, Dom Alberto, Dom Basílio, Dom Eleutério, Dom Eugênio, Dom Afonso , Dom Hilário, Dom Ricardo e Dom Patrício, nos trechos elencados no contrato.

Já na Zona 5, as obras incluem trechos das avenidas Vitória e General Mascarenhas de Moraes e das ruas São Luiz, Tocantins, Bandeirantes, Cuiabá, São Mateus e Cláudio Manoel da Costa, que somam 33.489,87 m², com o investimento de R$ 1.901.692,31. Por fim, 4.657,82 m² de ruas do Parque Caiuá serão recapeadas ao custo de R$ 317.418,66. O trabalho contemplará trechos das ruas Nova Canaã, Novo Paraíso, Shalon e Manoel Botelho Cordeiro.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que o contrato inclui pintura de ligação, revestimento em massa asfáltica usinada a quente, sinalização de trânsito, urbanização e placas de comunicação visual.

“O pacote de serviços é completo. O prazo de execução é de 150 dias a partir do 10° dia da assinatura dos contratos, ou seja, em no máximo cinco meses teremos ruas e avenidas com melhores condições de tráfego, mais segurança para motoristas e pedestres e melhor acessibilidade. A obra atende às necessidades da população e ao objetivo do prefeito Pimentel, que é melhorar a infraestrutura nos bairros”, finalizou o secretário Isamu.