Prefeitura investe em melhorias na drenagem pluvial em vários bairros

25 de nov de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura investe em melhorias na drenagem pluvial em vários bairros
Prefeitura investe em melhorias na drenagem pluvial em vários bairros

Antecipando-se ao alto índice de chuvas característico dos meses do verão, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Umuarama está realizando diversas intervenções para melhorar a drenagem pluvial e evitar alagamentos e erosões no perímetro urbano. Além de reparos constantes na rede de galerias, limpeza e manutenção de bocas de lobo e poços de visita, o município está ampliando a captação de água das chuvas com a implantação de ‘mata-burros’ em pontos mais críticos, em diversas partes da cidade.

Nas últimas semanas, uma empresa contratada pelo município construiu mais cinco dispositivos do gênero em trechos íngremes de vias públicas no Parque Cidade Jardim, Parque Danielle e Jardim Ipê. “Há pouco tempo também implantamos mata-burros na avenida Vitória. O custo de cada unidade varia entre R$ 12 mil e R$ 15 mil e o modelo empregado utiliza vigas metálicas perfil ‘I’, com grande durabilidade, eficiência e praticamente nenhum incômodo aos condutores de veículos”, explica o secretário de Obras, Gleison Alves de Andrade.

Nos pontos críticos, a enxurrada por vezes se acumula sobre a via pública e a água chega a invadir quintais e residências de moradores. De acordo com o secretário, as grades aumentam a área de captação da enxurrada, que é conduzida a um fosso em concreto e a uma ou duas bocas de lobo existentes, seguindo para as galerias pluviais. Cada grade tem cerca de um metro de largura.

O diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco, acrescenta que os investimentos em melhorias na drenagem pluvial são constantes. “Praticamente o tempo todo a Prefeitura está ampliando redes, estendendo novos ramais de tumulação, reparando danos causados pelas chuvas, desobstruindo bocas de lobo e tubulação, também.

Neste momento está sendo finalizado um novo trecho de galerias na extensão da rua Jamil Hellu, paralela à marginal da rodovia PR-323, no Recanto Morada do Sol. Em outra frente de trabalho, foi implanta uma rede nova na avenida Vitória, entre as ruas Coelho Neto e Alfredo Bernardo, onde a Prefeitura realiza obra de duplicação da via pública.