Prefeitura avança na construção de novo acesso ao aeroporto

10 de jan de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura avança na construção de novo acesso ao aeroporto
Prefeitura avança na construção de novo acesso ao aeroporto

Ainda pouco conhecida, a rua José Bortolo, no Parque Industrial, está em obras e dentro de mais alguns dias estará totalmente transformada. A Prefeitura de Umuarama está investindo meio milhão de reais para adequar 1.200 metros dessa via, que dará acesso ao Aeroporto Regional Orlando de Carvalho sem exigir manobras sobre a rodovia PR-323.

O prefeito interino, Hermes Pimentel, visitou o local para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados nos 800 metros principais entre a avenida Umuarama (no Parque Industrial) e a rua de entrada do aeroporto, onde os serviços estão sendo realizados com mão de obra do município. “As equipes trabalharam sexta e sábado (7 e 8) e já iniciaram a colocação de solo cimento. Estão a todo vapor”, comentou.

A pista terá 8 metros de largura, com aproximadamente mil metros de galerias pluviais com tubos de concreto, bocas de lobo e poços de ligação. O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, explica que uma parte das águas captadas vai escoar pela avenida Umuarama, onde já estão sendo feitas as ligações, e outra parte vai desaguar em uma caixa de amortecimento, conhecida como ‘tanque pulmão’. “Na próxima fase já vamos partir para fazer os meios-fios e finalizaremos com capa asfáltica”, detalhou, acrescentando que até o final do mês a obra deve estar pronta.

Pimentel determinou a implantação do novo acesso para garantir mais agilidade e segurança no deslocamento ao aeroporto, que em breve já terá voos regulares. “Estamos lutando e determinados em colocar nosso aeroporto em funcionamento o mais rápido possível. Tudo é feito dentro dos padrões rigorosos estabelecidos pela Anac, pela Infraero e demais órgãos competentes. Todos sabem a importância dessa obra para o desenvolvimento da cidade, por isso estamos focados em cumprir nossa parte”, relatou.

O novo acesso ao Aeroporto Orlando de Carvalho poderá ser feito pela avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, onde o Governo do Estado está construindo o novo Trevo do Gauchão, permitindo a ligação a praticamente todas as regiões da cidade sem ter que pegar a rodovia PR-323. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o viaduto deve ficar pronto nos primeiros meses de 2022.