Prefeito determina prioridade na retomada das obras da escola de Santa Eliza

2 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeito determina prioridade na retomada das obras da escola de Santa Eliza
Prefeito determina prioridade na retomada das obras da escola de Santa Eliza

A retomada das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Carlos Gomes, de Santa Eliza, foi discutida entre o prefeito Hermes Pimentel, a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, o vereador Pé Duro, o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco, e a comunidade no distrito na última terça-feira, 1º, no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

A obra foi iniciada em outubro de 2020 e tinha previsão de término para fevereiro de 2021, com o investimento de pouco mais de R$ 250 mil financiados junto à Caixa Econômica Federal (Finisa). Um ano depois, apenas parte dos serviços foi executada e a empreiteira contratada abandonou a obra, que gerou processo administrativo resultando em sanções e multa de cerca de R$ 75 mil à empreiteira.

Nesse tempo, com o apoio do prefeito Pimentel, a Secretaria Municipal de Educação decidiu ampliar a estrutura da escola e implantar educação em tempo integral, o que elevou o custo dos serviços para cerca de R$ 900 mil e exigiu a confecção de um novo projeto. “Teríamos de licitar a conclusão da escola, após o abandono, e depois fazer outro processo para a ampliação. Por isso resolvemos readequar o projeto e fazer uma só licitação”, disse a secretária Mauriza.

Com a conclusão do processo administrativo, o rompimento definitivo do contrato e o novo projeto, a licitação deve ser concluída nos próximos 60 a 90 dias. “Após este período, o tempo estimado para execução das obras é de sete meses, ou seja, devemos concluir a ampliação até o final do ano caso não haja mais imprevistos. Vamos priorizar a parte de reforma para que os alunos possam voltar ainda nesse ano às salas de aula, para depois mexer com a ampliação”, detalhou o engenheiro Renato Caobianco.

O prefeito Hermes Pimentel lembra que o problema já existia quando assumiu a gestão em setembro passado. “Obras podem sofrer imprevistos. Tivemos problemas na reforma de uma escola em Umuarama, na construção do acesso a outro estabelecimento de ensino e esse impasse em Santa Eliza. Mas estamos atentos e determinei prioridade ao setor de Obras para resolver a situação. Enquanto isso, agradecemos à Paróquia Sagrado Coração de Jesus por nos ceder espaço para as aulas presenciais aos alunos de Santa Eliza”, afirmou.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Educação também implantará educação infantil de 0 a 3 anos, um serviço que ainda não é prestado no distrito. “Estamos procurando um imóvel para locação, faremos as adequações necessárias e a partir de março poderemos atender as crianças de Santa Eliza cadastradas no Sistema Fila Única”, anunciou a secretária da Educação.

“Contamos com o apoio da população para encontrar uma casa que atenda às necessidades”, afirmou Mauriza, informando que o salão comunitário local será visitado em breve para avaliação. A reunião teve ainda as presenças do diretor da Escola Carlos Gomes, Alex Menegasso, da coordenadora Rosicler Agostineti Salesse, da coordenadora da Secretaria de Educação, Elisangela Reis, e do diretor de Projetos Técnicos da Prefeitura, Gustavo Felipe Bacaro.