Pavimentação do novo acesso ao aeroporto deve ser finalizada nesta quarta

8 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Pavimentação do novo acesso ao aeroporto deve ser finalizada nesta quarta
Pavimentação do novo acesso ao aeroporto deve ser finalizada nesta quarta

A Prefeitura de Umuarama deve concluir nesta quarta-feira, 9, a pavimentação do novo acesso ao Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, oferecendo aos usuários um trajeto mais rápido e seguro. Até então, era necessário trafegar pela movimentada PR-323, que está em obras de duplicação entre o trevo do Gauchão e o entroncamento com a rodovia PR-468 (para Mariluz e Goioerê).

O novo acesso foi implantado no prolongamento da Rua José Bortoloto e liga o terminal de embarque à Avenida Umuarama, no Parque Industrial. A obra, determinada pelo prefeito Hermes Pimentel, foi iniciada em novembro com a implantação das galerias pluviais e construção de um tanque pulmão. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos realizaram os serviços preliminares e agora estão finalizando a pavimentação com mão de obra própria.

Além de aviação privada com várias aeronaves, o aeroporto conta com voos regulares para Curitiba (ida e volta) três vezes por semana. Com o novo acesso, em breve os passageiros poderão se deslocar a partir do viaduto que o governo do Estado está construindo no antigo trevo do Gauchão, sem ter de transitar pela rodovia. “A ideia é dar segurança e agilidade no acesso ao aeroporto para os passageiros da Azul e demais usuários da aviação comercial, que contam com aviões e hangares”, afirmou Pimentel.

São cerca de 800 metros de asfalto. A pista tem oito metros de largura e está sendo pavimentada com a vibroacabadora da Prefeitura, que permite qualidade e acabamento de alto padrão. A estimativa de custo gira em torno de R$ 500 mil, barateado pela utilização de mão de obra própria. A previsão inicial de conclusão em janeiro foi atrasada por conta do período chuvoso e também de casos de covid-19 que desfalcaram a equipe.

“Mas agora estamos com todos os servidores na ativa e tempo bom, com isso esperamos concluir o asfalto até o início da tarde desta quarta-feira. Por fim, após o período de ‘cura’ do pavimento, será implantada a sinalização e futuramente a iluminação pública”, destacou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Pelo novo acesso serão 1,2 mil metros entre o aeroporto e a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ligando ao centro da cidade sem passar pela rodovia PR-323. O viaduto do Gauchão também deve ficar pronto em 2022.