Município espera retomar obras da Escola de Santa Eliza na próxima semana

25 de ago de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Município espera retomar obras da Escola de Santa Eliza na próxima semana
Município espera retomar obras da Escola de Santa Eliza na próxima semana

A comunidade do distrito de Santa Eliza recebeu uma boa notícia nesta quinta-feira, 25. Após meses de espera devido aos trâmites burocráticos decorrentes do abandono – por parte da construtora contratada – da reforma e ampliação da Escola Municipal Carlos Gomes, a Secretaria Municipal de Obras emitiu nova ordem de serviço para o reinício da construção.

Concluído o processo que resultou no rompimento do contrato com a empresa vencedora da licitação, o município chamou a empreiteira que ficou em segundo lugar e o serviço deve ser retomado na próxima semana.

A entrega da unidade escolar é uma prioridade do prefeito Hermes Pimentel e da secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso. Agora o serviço será realizado pela empreiteira Cabral & Cabral Engenharias, com o investimento estimado em R$ 827.753,02. Por conta dos problemas enfrentados com a empresa anterior, o prazo de entrega – antes estabelecido para dezembro deste ano – teve de ser estendido e a nova previsão de conclusão é no final de março de 2023.

O prefeito Pimentel lembra que a conclusão da escola está sendo aguardada com grande expectativa pela população e também pela administração municipal. “Queremos os alunos de volta às salas de aula o quanto antes, por isso concentramos os esforços para agilizar a obra. Tivemos de aguardar os prazos legais para resolver a situação, mas agora a obra vai caminhar”, disse.

Iniciada em outubro de 2020, a reforma tinha término previsto para fevereiro de 2021, com o investimento de R$ 250 mil. Um ano depois, com apenas parte dos serviços executada, a empreiteira abandonou a obra. Nesse tempo, a Secretaria de Educação decidiu ampliar a estrutura e implantar educação em tempo integral, o que aumentou o volume dos serviços.

O novo contrato prevê a troca do alambrado por cercamento em gradil, troca de piso, calçamento em paver em toda a frente e na lateral da escola, bem como em parte do pátio, plantio de grama no entorno, demolição e reconstrução de muro de arrimo, cobertura do pátio e da rampa entre os pavilhões, passarela coberta na entrada e reforma completa da estrutura (pintura, forro, piso, portas e esquadrias).

Com as ampliações, a escola terá 1.459 m² de área, oferecendo mais segurança e comodidade aos alunos, que atualmente ocupam salas improvisadas no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, “a quem a administração municipal deixa um sincero agradecimento, por ter cedido o espaço e permitido que as crianças de Santa Eliza não ficassem desassistidas”, destacou a secretária Mauriza Lima.