Melhorias na pavimentação beneficiam Centro Cívico e outras regiões da cidade

29 de nov de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Melhorias na pavimentação beneficiam Centro Cívico e outras regiões da cidade
Melhorias na pavimentação beneficiam Centro Cívico e outras regiões da cidade

As vias públicas da região do Centro Cívico de Umuarama estão recebendo melhorias. Nas últimas semanas, equipes das secretarias municipais de Obras e de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) revitalizaram o pavimento com recape asfáltico, renovaram a sinalização e promoveram alguns ajustes, visando dar mais agilidade e segurança ao tráfego na região do Paço Municipal.

Atendendo determinação do prefeito Hermes Pimentel, o diretor de Obras do município, engenheiro Renato Caobianco, informou que avenida Rio Branco recebeu recapeamento asfáltico entre o prédio da Câmara de Vereadores e a Praça Hênio Romagnolli, bem como os acessos dos canteiros centrais na frente do Legislativo e também da Justiça do Trabalho. “O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil em materiais, com mão de obra e equipamentos próprios”, explicou.

Em seguida a equipe da Sestram refez a sinalização viária e implantou uma mudança. “O acesso pelo canteiro central da avenida Rio Branco, entre a Central Farmacêutica e a Justiça do Trabalho, passou a ter mão única, no sentido a rua Desembargador Lauro Lopes. E o acesso pelo canteiro central entre a Câmara e o Centro Cultural ganhou sentido único em direção ao Legislativo”, explicou a chefe da Divisão de Engenharia de Trânsito, Regina Duarte Gomes.

O secretário responsável pela Sestram, Elizeu Vital Silva, acrescentou que as vagas de estacionamento nestes espaços passaram para a posição de 45º, facilitando as manobras de entrada e saída dos veículos e garantindo a obrigatoriedade do sentido. “Tal alteração foi necessária para garantir a segurança dos usuários da via e mais agilidade nas manobras de conversão e de estacionamento”, completou. “Lamenta os transtornos pela interdição das vagas nesta terça-feira, mas o objetivo é melhorar as condições para os usuários”, encerrou.

MAIS OBRAS

O secretário de Obras do município, Gleison Alves de Andrade, informou que outras obras de infraestrutura seguem em andamento na cidade, com mão de obra e equipamentos da Prefeitura. É o caso da revitalização de todas as ruas do mutirão do Jardim Alvorada, obra com a qual a Prefeitura encerra as ações do projeto Bairro Limpo, que levou uma série de serviços públicos aos moradores da região.

O prefeito Pimentel esteve no local, nesta terça-feira, 29, e elogiou o trabalho. “A equipe está caprichando, dando uma atenção que há muito tempo o bairro não recebia. Vai ficar tudo bonito e confortável para os moradores. Estamos cuidando bem dos bairros de Umuarama, pois é onde a população reside e passa boa parte do seu tempo”, afirmou. O trabalho tem recebido muitos elogios de lideranças locais e da comunidade em geral.

Todas as ruas do Alvorada estão recebendo o recapeamento, totalizando 6.400 m². A previsão é que o serviço seja finalizado até o final de semana, com a utilização de 450 toneladas de massa asfáltica e investimento em torno de 250 toneladas de massa asfáltica quente. A aplicação da nova capa foi iniciada nesta terça-feira, pela equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos.

Na próxima semana deve ser aplicada capa asfáltica na extensão da rua Jamil Hellu, paralela á marginal da rodovia PR-323, ligando os jardins Viena e Aeroporto até a avenida Júlio César Jarros, que dá acesso ao centro da cidade. “O objetivo é melhorar as condições de tráfego em regiões movimentadas da cidade, por onde são feitas conexões entre vários bairros”, emendou o secretário Gleison Andrade.

Nesta semana a equipe finaliza os serviços preliminares, que incluem galerias pluviais, bocas de lobo, solo-cimento e meio-fio. “Na próxima semana queremos finalizar esta obra e avançar com o tapa-buraco que está sendo realizado em várias regiões da cidade, bem como a micropavimentação na avenida Rotary e em diversas vias do Conjunto Sonho Meu”, finalizou o secretário.

Mais fotos: clique aqui