Instalação de luminárias LED chega à estrada do aeroporto e a mais bairros

27 de mai de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Instalação de luminárias LED chega à estrada do aeroporto e a mais bairros
Instalação de luminárias LED chega à estrada do aeroporto e a mais bairros

A Prefeitura de Umuarama está realizando processo licitatório para contratar empresa de engenharia elétrica para executar extensões de rede elétrica em vias públicas e substituição de lâmpadas convencionais por luminárias LED. O valor máximo proposto foi de R$ 1.206.063,22 e a proposta vencedora foi de R$ 1.140.040,22.

Nesta etapa serão atendidas com instalação de rede as ruas Maria Matos da Silva (Jardim Arco Íris), Maria Sebastiana Floriano e Vicente Ferraz de Campos (Parque Industrial) e a nova estrada de acesso ao Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. O contrato também prevê a substituição de 482 luminárias públicas existentes por LED em diversas vias, indicadas no projeto.

Além das substituições, serão instaladas no mínimo 241 luminárias públicas com tecnologia LED. O prazo de execução dos serviços é de no máximo dois meses. As luminárias deverão atender a todas as características e especificações técnicas exigidas, incluindo certificado de aprovação emitido pelo Inmetro para modelos de 110 e 150 watts.

Há poucos meses o município realizou a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de LED no Conjunto Habitacional Sonho Meu, no Residencial Ouro Branco e em uma parte do Parque Irani. O investimento foi superior a R$ 1,3 milhão. Empresa contratada pelo município executou extensões de rede elétrica nas ruas Ametista e Cristal e substituição de 623 lâmpadas de vapor de sódio por LED.

Em outro contrato, o município concluiu a instalação de 575 luminárias LED no Jardim Alvorada e nas imediações da indústria de alimentos Zaeli. Com cerca de 1.200 luminárias substituídas por meio desses dois contratos, Umuarama atingiu praticamente 50% a renovação da iluminação pública. “Além de economizar energia, a modernização aumenta a eficiência e reduz os custos com a manutenção. Os recursos economizados são revertidos em novos investimentos, para expandir ainda mais a iluminação com LED”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.