Após acordo, Pimentel libera passagem de veículos no Centro Diocesano

27 de set de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Após acordo, Pimentel libera passagem de veículos no Centro Diocesano
Após acordo, Pimentel libera passagem de veículos no Centro Diocesano

Um imbróglio de quase 10 anos foi finalizado na sexta-feira, 23, e a solução foi colocada em prática na manhã desta terça-feira, quando o prefeito Hermes Pimentel autorizou a desobstrução do trecho final da marginal da avenida Ivo Sooma, na altura do Centro Diocesano de Formação (CDF), no Parque Tarumã. Com a remoção dos blocos de concreto, por máquinas da Prefeitura, a passagem de veículos foi liberada ainda pela manhã.

Na sexta-feira o prefeito recebeu a visita do bispo diocesano Dom João Mamede para a assinatura da escritura do terreno, o que permitirá ao município pavimentar o último trecho da marginal, ligando as ruas Paulino Fontana e Nova Canaã, no Tarumã.

Agora, moradores do Conjunto Sonho Meu e de bairros próximos, bem como trabalhadores de empresas comerciais e industriais da região, terão uma opção a mais para o tráfego até a avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, e de lá para a PR-323 ou a região central da cidade.

O acordo, que teve a aprovação unânime dos vereadores na Câmara Municipal, põe fim a uma pendência judicial que se arrasta desde 2013, entre o município e a Mitra Diocesana. O procurador-geral da Prefeitura, Renan William de Deus Lima, explica que naquele ano o município iniciou um processo judicial para desapropriação de uma área do Centro Diocesano para implantar uma via pública com cerca de 180 metros de extensão por 8 de largura.

Pouco depois a Mitra moveu uma ação para a reintegração de posse da área e a disputa seguiu na justiça, desde então. “A partir de 2019 o município passou a negociar um acordo com a Mitra, que agora conseguimos finalizar. Em resumo o município está recebendo alguns imóveis da igreja e regularizando outras posses que haviam sido doadas à Mitra no passado, mas que ainda careciam de regularização”, explicou.

Pelo acordo, o município recebe da Mitra a área no centro diocesano, outra no prolongamento da avenida Rio Grande do Sul e um trecho na avenida Olinda, enquanto regulariza para a Diocese algumas propriedades – como o campo na frente da igreja do Jardim Cruzeiro, outra área no Jardim Universitário, onde está hoje a casa do bispo, e a doação de uma quadra na entrada do Parque D. Pedro II, onde já existe uma igreja católica.

“É um acordo extenso, com muitos encargos e obrigações para as duas partes, porém o importante é que o prefeito assinou a escritura definitiva e poderá finalizar a marginal da Ivo Sooma”, completou o procurador-geral.

Já o prefeito destacou o bom senso que prevaleceu nas negociações. “Fechamos um acordo sem envolver pagamento de indenizações ou aquisições. O município tem muito a ganhar com isso, a Igreja teve suas pendências regularizadas e a região do Sonho Meu ganhará um novo acesso ao centro, dividindo o fluxo com a avenida. A passagem já está liberada e assim que o tempo melhorar, providenciaremos a pavimentação e sinalização do trecho”, completou Pimentel.