6 de jul de 2022 Meio Ambiente
Imagem Secretaria do Meio Ambiente agiliza atendimento a pedidos de corte e poda de árvores

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente contratou uma empresa especializada em corte e poda de árvores para agilizar o atendimento a pedidos antigos, acumulados nos últimos anos, que já receberam vistorias da equipe técnica autorizando a realização dos serviços. A equipe terceirizada está trabalhando em vários bairros da cidade. No momento, estão sendo atendidas solicitações registradas em 2017.

O serviço compreende a remoção de árvores condenadas, das mais variadas espécies, ou poda para manutenção da copa, especialmente nos casos em que os galhos avançam sobre imóveis ou prejudicam o tráfego de veículos mais altos. “Como temos muitos pedidos acumulados, contratamos – via licitação – uma empresa para apoiar o trabalho realizado pelas nossas equipes”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

De acordo com o secretário, a empresa contratada só executa o serviço com ordem expressa da secretaria, ou seja, somente com ordem de serviço informando os endereços e a vistoria, com o laudo emitido por biólogo do município. “Quando finalizarmos os pedidos de 2017 passaremos aos de 2018 e assim sucessivamente, até atendermos toda a demanda represada”, acrescentou a bióloga e diretora de Meio Ambiente, Edemilde Claudia Calloi Palozi.

Conforme o cadastro da secretaria, estão pendentes de atendimento cerca de 350 pedidos de 2017, outros 380 do ano seguinte, mais 384 de 2018, cerca de 490 de 2010 e 423 de 2020. "É importante ressaltar que desde dezembro de 2020, com a publicação da lei complementar 482, o município dispõe de novas diretrizes para vistoria, poda e/ou supressão de espécies arbóreas”, completou a diretora.