4 de mai de 2022 Meio Ambiente
Imagem Secretaria de Meio Ambiente inicia preparativos para nova edição da campanha E-Lixo

Desde que foi criada, em 2011, a Campanha E-Lixo já arrecadou mais de 133 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis. E a edição 2022, que faz parte do calendário de comemoração dos 67 anos de Umuarama, já começou a ser programada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em reunião realizada com os demais parceiros da comissão organizadora na manhã desta quarta-feira (4). A data já foi definida: 9 de junho (uma quinta-feira), das 8h às 16h, na Feira do Produtor.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, é uma grande oportunidade para que a população se desfaça de sucatas de informática e equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, monitores, impressoras, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, televisores e câmeras fotográficas, entre outros. “Até o momento só não são aceitos apenas toners e lâmpadas, pois dependem de cuidados especiais de manuseio”, detalha.

A Campanha E-Lixo também é importante para o meio ambiente e até para a economia da cidade, como explica o secretário. “Os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que em contato com o solo contaminam o lençol freático e, quando queimados, poluem o ar além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo. Por outro lado, possuem materiais de alto valor para a reciclagem, por isso é importante dar a destinação correta”, ressaltou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Umuarama por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Fundação Cultural, em parceria com o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar (Universidade Paranaense), Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlfa, Sanepar e Sesc. “Vale destacar que durante o evento os alunos do IFPR e da Unipar realizam testes para possível doação de equipamentos a pessoas vulnerabilidade social”, destaca Fernanda Periard Mantovani, chefe de divisão de Controle Ambiental.