Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Plantio de mudas nativas e ornamentais avança em comemoração ao Dia da Árvore

Compartilhar:
21 de set de 2022 Meio Ambiente
Imagem Plantio de mudas nativas e ornamentais avança em comemoração ao Dia da Árvore
Plantio de mudas nativas e ornamentais avança em comemoração ao Dia da Árvore

Em virtude do Dia da Árvore, comemorado em 21/09, em todo o país, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu uma pausa na poda e corte de árvores em Umuarama para se dedicar exclusivamente ao plantio de espécies nativas e mudas adequadas à arborização urbana durante esta semana, contemplando áreas de preservação, vias públicas e o entorno do Lago Tucuruvi.

Desde a última segunda-feira, dezenas de mudas de ipês brancos, amarelos e roxos estão sendo plantadas, bem como da árvore samambaia e outras espécies. A previsão é de que cerca de 1 mil mudas sejam plantadas até sexta-feira, 23. A escolha das espécies obedece a lei complementar 482/2020, que instituiu o Plano de Arborização Urbana do município.

“Durante esta semana, toda a equipe de arborização e o pessoal aqui da secretaria estão dedicados ao plantio. Por isso, nenhum tipo de corte ou poda de árvore vem sendo realizado, a não ser em situações emergenciais”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio, que tem acompanhado o plantio.

Na próxima segunda-feira, 19, as primeiras mudas de árvore samambaia foram plantadas na avenida São Paulo, ao lado do Colégio Estadual Monteiro Lobato. Na terça foi a vez do trevo na entrada do Parque Jabuticabeiras receber mudas de ipês amarelo e branco, bem como a Praça Princesa Isabel, rotatória no entroncamento entre a avenida Rio Grande do Norte e a rodovia PR-580 (saída para Serra dos Dourados).

Nesta quarta-feira (21), Dia da Árvore, o plantio foi feito em trechos da Avenida dos Tamoios e na quinta e sexta-feira, 22 e 23, o ponto alto do plantio será a partir das 9h no entorno do Lago Tucuruvi, fundos do Parque D. Pedro II, onde a equipe de arborização terá o apoio de alunos dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Umuarama) para o cultivo de 600 mudas de árvores nativas.

“Vamos recuperar um trecho de mata nativa que foi derrubada durante a urbanização e a construção do lago. O lugar que hoje tem apenas um gramado receberá mudas de várias espécies para recompor a vegetação e proteger as nascentes do ribeirão Tucuruvi, que abastecem a represa. Além do caráter ambiental, esse plantio vai dar um novo aspecto a um dos locais mais visitados pela comunidade para o lazer e a contemplação da natureza”, destacou o prefeito Hermes Pimentel. Ele lembrou que a Prefeitura está revitalizando o lago com calçadas, pavimentação asfáltica e paisagismo.

Visualizar imagens Flickr