Famílias participantes do programa Lixo que Vale terão a última feira do ano

9 de nov de 2022 Meio Ambiente
Imagem Famílias participantes do programa Lixo que Vale terão a última feira do ano
Famílias participantes do programa Lixo que Vale terão a última feira do ano

As mais de 500 famílias cadastradas do Programa Lixo que Vale terão dois dias especiais para realizar suas compras no Sacolão do Produtor: 17 e 18 de novembro. Será a última oportunidade neste ano, já que o programa será renovado e ampliado para o ano de 2023. Os beneficiários devem levar suas ‘moedas verdes’ para serem trocadas por hortaliças, legumes e outros produtos que serão disponibilizados das 8h às 18h.

Fernanda Periard Mantovani, chefe da Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, comenta que o Sacolão do Produtor está momentaneamente fechado para o público geral devido a ajustes necessários em seu sistema de gestão, porém será aberto com exclusividade nessas datas (quinta e sexta-feira) para as pessoas devidamente cadastradas e que possuam moedas verdes para serem trocadas. “É preciso ressaltar que as atuais moedas verdes devem ser utilizadas agora, pois estamos realizando os ajustes legais deste programa e a partir do próximo ano serão novas moedas”, observa.

Outra grande mudança para o próximo ano, conforme adianta Fernanda, é que as Feiras de Trocas vão voltar a ser realizadas nos bairros onde o Lixo que Vale tem suas ações. “Criado em 2010, o projeto atende atualmente os bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Viveiros, Arco-Íris e Alto da Glória. Está também na programação para 2023 um estudo para a ampliação para outros bairros, para que mais famílias participem, como é desejo do prefeito Hermes Pimentel”, pontua.

Ela comunica que as famílias moradoras desses seis bairros onde há o projeto, interessadas em fazer parte do Lixo que Vale para 2023, devem fazer o cadastro entre os dias 28 de novembro e 19 de dezembro, diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Para realizar o cadastro é preciso vir até a Prefeitura trazendo a Carteirinha (aqueles que já possuem), RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado, que pode ser uma conta de água ou de energia. Não há custo para fazer a inscrição ou renovação do cadastro”, afirma, destacando ainda que o sistema de coleta seletiva no município vai funcionar normalmente nesse período – apenas não haverá a pesagem dos produtos.