Dia mundial da limpeza de rios terá abraço ao Lago Aratimbó

15 de set de 2022 Meio Ambiente
Imagem Dia mundial da limpeza de rios terá abraço ao Lago Aratimbó
Dia mundial da limpeza de rios terá abraço ao Lago Aratimbó

Umuarama participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagos, uma campanha foi criada pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional ECO-92. A data oficial é 21 de setembro, mas na Capital da Amizade a ação será realizada neste sábado, 17, com um abraço no Lago Aratimbó envolvendo a Prefeitura, por meio do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, o Sesc/Umuarama, o Tiro de Guerra 05.012 e uma série de entidades parceiras.

A concentração para abertura será às 8h30, já no entorno do lago, com apresentações culturais sobre importância da limpeza de rios, praias e outros recursos hídricos fundamentais para a qualidade de vida e a própria sobrevivência da população. Em seguida os participantes se mobilizarão em um grande abraço ao Lago Aratimbó, do qual toda a comunidade pode fazer parte. “Convidamos os moradores próximos e suas famílias para participarem deste abraço humano ao lago, um momento importante para o nosso município”, reforçou Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância Ambiental.

Na sequência, grupos de voluntários e equipes de trabalho do município se deslocarão às margens de alguns cursos d’água da cidade para a retirada de resíduos e conscientização sobre a importância da preservação aos moradores. Além do lago, serão visitados o Bosque dos Xetá, o Jardim Panorama, o Parque Laranjeiras, o Jardim Petrópolis e Parque Dom Pedro.

São parceiros da iniciativa, ainda, o Senac, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), o Núcleo Regional de Educação, Rotary Club de Umuarama, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Água e Terra (IAT) e o Sindilojistas, além da Fecomércio. O objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através do engajamento da comunidade no cuidado com o meio ambiente.

“A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água dos rios e lagos e com a vida no planeta”, completou Renata Ferreira. Para isso, os voluntários também vão conversam com os frequentadores sobre a importância do cuidado com o lixo gerado, a destinação correta e a reciclagem. A ação reforça a campanha do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), maior ação cívica do planeta para a proteção ao meio ambiente.