Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental elege nova diretoria

20 de jul de 2022 Meio Ambiente
Imagem Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental elege nova diretoria
Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental elege nova diretoria

O Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental se reuniu na última terça-feira, 19, na sala de reuniões do gabinete na Prefeitura, para a composição da nova diretoria. Sob a condução do secretário do Meio Ambiente de Umuarama, Rubens Sampaio, e da chefe da Divisão de Arborização, Rafaela Moreira, o encontro resultou na eleição por aclamação da única chapa inscrita.

A mesa diretora terá como presidente o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, advogado Deybson Bitercourt Barbosa; o vice-presidente será João Carlos Assagra, representante da Associação dos Moradores do Parque Jabuticabeiras, e a secretária será Rafaela Moreira, representando o setor de meio ambiente do município.

O conselho conta com representantes das seguintes instituições: Crea, Camur (coordenadoria das associações de moradores de Umuarama), Sanepar, associações de moradores, Procon, Câmara de Vereadores e das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Serviços Públicos. “Esta primeira reunião do conselho, com a nova formação de conselheiros, teve como objetivo inteirar os membros sobre a importância deste órgão, informar as ações que deverão ser desempenhada e elege a mesa diretora”, explicou Rafaela.

O secretário Rubens Sampaio falou sobre as ações em execução na área de saneamento básico, como o esgotamento de fossas em moradias de famílias carentes, onde ainda não há rede de esgoto instalada, e a gestão do aterro sanitário municipal.

“Atualmente precisamos investir na compra de um trator de esteira para a manutenção e compactação dos resíduos orgânicos recebidos no aterro, bem como na construção de uma nova célula de armazenamento, uma vez que a atual está próximo de sua capacidade máxima”, afirmou. A nova célula terá cerca de 30 mil m² e uma vida útil estimada entre 10 e 15 anos, “mas para isso precisamos melhorar a separação dos recicláveis e também a compactação dos orgânicos com a aquisição dos equipamentos adequados”, apontou.

Na reunião o gerente da Sanepar, Rafael Sereia Pires, reafirmou a cobertura de 97% da área urbana de Umuarama com rede de captação e tratamento de esgoto e apresentou o plano de expansão para os próximos anos, que prevê a implantação de esgoto na região do Parque Tarumã e bairros Jardim Ipê, Itália e Belo Monte, entre outros. O conselho agora definirá o regimento interno e pretende realizar reuniões mensais – provavelmente na segunda terça-feira do mês, conforme convocações, com pauta aberta.

“Este é o espaço para apresentação e discussão das demandas da sociedade na questão do saneamento. O conselho é um organismo que estará sempre em contato com o poder público para atender as necessidades do cidadão, discutir investimentos e obras que impactam diretamente a qualidade de vida da população”, resumiu o presidente eleito Deybson Bitencourt.