Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Além de obras, Lago Tucuruvi recebe o plantio de 900 mudas de árvores

Compartilhar:
22 de set de 2022 Meio Ambiente
Imagem Além de obras, Lago Tucuruvi recebe o plantio de 900 mudas de árvores
Além de obras, Lago Tucuruvi recebe o plantio de 900 mudas de árvores

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou nesta quinta-feira, 22, o plantio de 900 mudas de árvores no entorno do Lago Tucuruvi, no Parque Dom Pedro II. A ação, alusiva ao Dia da Árvore (21/9), é o ponto alto da programação que vem sendo desenvolvida desde a última segunda-feira, 19, com o intuito de plantar cerca de 1.200 mudas de essências nativas e de espécies adequadas à arborização urbana.

Uma área de preservação permanente (APP) de aproximadamente 5 mil metros quadrados será restaurada com o plantio de 600 mudas de árvores nativas e mais 300 mudas serão plantadas em todo o entorno do lago, para sombreamento e ornamentação. “Futuramente vamos cercar a APP a fim de assegurar o desenvolvimento das árvores nativas e a proteção das nascentes que abastecem a represa. Também implantaremos um dreno para o direcionamento das águas para a lagoa”, disse o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

O lago está recebendo uma série de melhorias em um projeto de revitalização executado pela Secretaria Municipal de Obras, por determinação do prefeito Hermes Pimentel. Além de limpeza e reforma das estruturas existentes, a Prefeitura está construindo novas calçadas, uma passarela em concreto ligando as duas margens, tubulação e pavimentação asfáltica em trechos das ruas Diamante e Nossa Senhora Aparecida.

“Vamos tornar o Lago Tucuruvi um novo cartão-postal de Umuarama, bem estruturado e bonito para ser visitado pela população. O local enfrentou anos de abandono, mas agora será valorizado e bem cuidado pela Prefeitura. Inclusive teremos em breve um torneio de pesca infantojuvenil, reunindo pais e filhos para momentos de lazer e convivência”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O plantio das mudas no lago envolve as equipes de arborização e de paisagismo da Secretaria do Meio Ambiente e conta com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Serviço Nacional Aprendizagem Comercial (Senac). “Tivemos outras parcerias durante a semana, envolvendo vários setores nesta ação ambiental, cujo foco foi uma semana sem corte de árvores em Umuarama, apenas plantio de mudas”, acrescentou Edemilde Claudia Calloi Palozi, diretora do Meio Ambiente.

Além do Lago Tucuruvi, também houve plantio de 200 mudas de árvores nativas em uma APP próxima ao ribeirão Pinhalzinho, nos fundos do Jardim São Cristóvão, e espécies para arborização urbana nas avenidas São Paulo e dos Tamoios, na entrada do Parque Jabuticabeiras na Praça Princesa Isabel (avenida Rio Grande do Norte com rodovia PR-580).

Visualizar imagens Flickr