19 de ago de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Prefeitura faz parceria com Sesi para oferecer consultoria a indústrias de Umuarama

Um dos mais importantes iniciativas para a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras, o Mentoria Lean, desenvolvido pelo Sesi/Senai, acaba de chegar a Umuarama por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O lançamento do programa será no dia 1° de setembro, às 9h30, exclusivo para empresários do ramo industrial, que começarão a ser convidados na próxima segunda-feira (22).

William Teixeira, do Sesi/Senai de Umuarama, explica que o ‘Mentoria Lean Manufacturing’ quer dizer Manufatura Enxuta. “Nossos consultores vão ensinar aos empresários várias formas de se promover o aumento de produtividade das empresas, por meio da redução de desperdícios operacionais, como tempo de espera, movimentação excessiva, retrabalho, entre outros. São processos simples que trazem economia e aumentam a produtividade em mais de 30%”, pontua.

Ele detalha que todas as empresas que participarem do programa receberão a visita de um consultor, que fará uma análise das necessidades. “Depois disso, começam as aulas EAD (ensino à distância), com duração de oito horas. Nas próximas fases, com duração de 56 horas, os participantes terão mentorias sobre temas administrativos diversos, como movimento de fluxo de valor, identificação de desperdícios, novos planos de ação, ações de produtividade e aplicações das ferramentas lean (enxutas): tudo do que há de mais moderno nas formas de administrar processos de produção industrial”, explica.

O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, conta que cada empresa pode indicar até três participantes, que repassam os conhecimentos aprendidos aos colegas da empresa. “Ao final, os participantes são instruídos a multiplicar a informação para suas equipes e demais áreas. A iniciativa vai contribuir com a transformação das empresas, sejam elas, micros, pequenas, médias ou grandes indústrias, apresentando as melhores e mais modernas práticas produtivas”, relata.

Por meio da Casa do Empreendedor, os empresários serão convidados por telefone para participar da apresentação do programa em Umuarama. “As indústrias que forem filiadas a algum sindicato patronal – como do ramo de alimentação, da construção civil, moveleiro etc. – têm uma série de vantagens e subsídios. Vale destacar que este programa faz parte de uma série de projetos do prefeito Hermes Pimentel para oferecer apoio à classe empresarial”, afirma o secretário, indicando que os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (44) 3639-1239 ou (44) 98838-3849.