Paraná é um dos Estados que mais gera empregos, aponta conselho

11 de ago de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Paraná é um dos Estados que mais gera empregos, aponta conselho
Paraná é um dos Estados que mais gera empregos, aponta conselho

O Conselho Estadual do Trabalho reuniu-se nesta quinta-feira, 11, em Umuarama, após uma pausa de quase três anos de reuniões presenciais. O prefeito Hermes Pimentel e o secretário de Indústria e Comércio do município, Marcelo Adriano Lopes da Silva, receberam prefeitos, vices, vereadores, diretores e gerentes de entidades e divisões ligadas à intermediação de mão de obra, cujo trabalho tem projetado a região em todo o Paraná, como destacou a chefe do Departamento do Trabalho do Estado e presidente do conselho, Suelen Glinski.

Pimentel agradeceu a presença dos conselheiros, prefeitos e lideranças, destacou o trabalho realizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e pela Agência do Trabalhador na oferta de vagas e colocações no mercado de trabalhos e falou dos investimentos do município na qualificação profissional. “Temos oferecido cursos gratuitos nas mais diversas áreas, adquiridos pelo município e em parceria com entidades de ensino profissionalizante, e agora teremos nossa própria escola de costura”, afirmou.

O prefeito se refere à utilização de 47 máquinas de costura industrial que estavam ociosas quando assumiu a administração, há 10 meses, que agora serão utilizadas para formar mão de obra numa das áreas com maior demanda na cidade e região. “Estruturamos uma escola dentro da Agência do Trabalhador e agora aguardamos apenas a aprovação do conselho para iniciar o treinamento. Já temos três cursos definidos para começar”, anunciou Pimentel.

O secretário Marcelo Adriano disse que o Estado fez o ‘dever de casa’ e o Paraná é hoje um grande gerador de empregos. “Temos uma grande demanda por trabalhadores, mas ainda falta qualificação para muitas das vagas ofertadas. Por isso estamos investindo em cursos e profissionalização com apoio do Estado, parcerias e um grande esforço da administração municipal. Estamos montando a escola de costura na Agência e em breve teremos outra no Clube de Mães. Vem aí ainda a ZPE, o parque tecnológico e um horizonte amplo para o desenvolvimento”, pontuou.

Colocando o emprego como ferramenta de resgate social, questão de dignidade e garantia de direitos, Suelen Glinski disse que o trabalho vai muito além do sustento familiar. Esta condição merece todos os esforços por sua importância e as equipes de Umuarama e região estão de parabéns. As equipes da Agência do Trabalhador e da Sejuf, aqui, têm uma atuação diferenciada que deve ser replicada nas demais regiões”, afirmou, relatando a atuação do conselho estadual, a dedicação dos conselheiros e alguns dos avanços obtidos.

“Temos o melhor salário mínimo regional de todo o país. O Paraná é o Estado que mais gera empregos formais na região Sul, tem a maior rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) de todo o Brasil e é referência nacional com uma série de programas – como o Cartão Futuro, o Recomeça Paraná, as carretas do conhecimento do Senai e as parcerias com os municípios”, apontou Suelen.

A reunião teve as presenças dos prefeitos Almir de Almeida (Perobal), Valdete Cunha (Pérola), Claudio Sidiney de Lima (Tapira), Ronaldo Tinti (vice-prefeito de São Jorge do Patrocínio), do presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Raul dos Santos, do chefe do escritório regional da Sejuf em Umuarama, Francisco Bosch, do chefe das Agências do Paraná, Walmir Santos, e do gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Reginaldo Barros. “Ao final da reunião o conselho aprovou a criação da nossa escola de costuma. Em breve vamos abrir as primeiras inscrições e teremos novidades”, disse Reginaldo Barros.