No Dia D da Inclusão, agência oferece vagas para pessoas com deficiência

20 de set de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem No Dia D da Inclusão, agência oferece vagas para pessoas com deficiência
No Dia D da Inclusão, agência oferece vagas para pessoas com deficiência

O Dia D da Inclusão Social e Profissional que será realizado pela Agência do Trabalhador nesta quarta-feira, 21, com vagas exclusivas para pessoas com deficiência e trabalhadores reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), terá oportunidades para empregos de operador de prensa, auxiliar administrativo, produção, telemarketing e vigia. A ação é parte do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09).

Neste dia a agência oferecerá atendimento especial para pessoas com deficiência. “Nossa equipe fará novos cadastros e atualizará os dados dos trabalhadores. Captamos vagas exclusivas junto aos empregadores e vamos encaminhar os candidatos para entrevistas, promovendo a inclusão destas pessoas no mercado formal de trabalho”, afirmou o gerente Reginaldo Barros.

O objetivo é fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação entre esses trabalhadores e as empresas e ampliar as possibilidades de inserção no mercado também para os beneficiários reabilitados do INSS.

Conforme a legislação trabalhista, empresas na faixa de 100 a 200 funcionários devem disponibilizar 2% das vagas para pessoas com deficiência. De 201 a 500 funcionários o percentual sobre para 3%, depois para 4% (de 501 a 1 mil empregados) e acima disso 5%. “O ‘Dia D’ existe justamente para diminuir a distância entre o trabalhador com deficiência e a vaga ofertada, eliminando dúvidas e dificuldades que existem nesse caminho”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, que apoia a iniciativa.