21 de nov de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Município firma parceria para facilitar empréstimo a micro e pequenos empreendedores

O prefeito Hermes Pimentel, o presidente da Noroeste Garantias, Carlos Winderlich Ferraz e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, formalizaram nesta segunda-feira, 21, uma parceria entre o município e a instituição garantidora para facilitar a concessão de crédito e alavancar os pequenos negócios, promovendo o desenvolvimento econômico de um dos setores que mais geram empregos e divisas.

Pela Lei 4.538/2022, o município foi autorizado a firmar cooperação técnica para alocar recursos em conta-corrente específica, a título de garantia de financiamentos concedidos por instituições financeiras conveniadas. “Os empreendedores individuais e microempresários já podem procurar a Casa do Empreendedor e se informar sobre as opções de crédito disponíveis, com taxas de juros atrativas, carência para o início dos pagamentos e a garantia do município, junto com as instituições de crédito”, afirmou o secretário Marcelo Adriano.

O fundo que está sendo constituído pelo município, com o repasse inicial de R$ 250 mil, tem potencial de garantir até R$ 2,5 milhões em empréstimos, variando entre R$ 20 mil a R$ 35 mil, com pagamento em até 60 meses, explicou o diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk.

Para o prefeito, o importante é disponibilizar o crédito com condições especiais. “Os micro e pequenos empreendedores enfrentam muitas dificuldades e ainda assim são os maiores geradores de empregos e divisas, por isso merecem nosso apoio. O empréstimo facilitado pode ajudar com a folha do 13º salário, com investimentos na infraestrutura, modernização, gestão, enfim, contribuir para a consolidação do empreendimento. Com empresas fortes a nossa economia se fortalece e a Prefeitura pode ajudar com as garantias aprovadas em lei”, apontou.

CRITÉRIOS

Conforme a legislação, não podem tomar empréstimos políticos ou parentes diretos, nem funcionários públicos ou parentes. O sistema não permite mais de um empréstimo para o mesmo negócio e os financiamentos contemplam somente para empresas localizadas dentro do município. Os empréstimos respeitam limites pré-estabelecidos e podem ser usados para obras estruturais, melhorias visuais, reformas, modernização e outros serviços até o valor limite.

A aprovação do empréstimo não é feita pelo município (ente público), que autoriza apenas a garantia de crédito quando for solicitado. “Todo o processo de empréstimo é feito pelos parceiros, no caso as cooperativas de crédito e a Fomento Paraná”, explicou Paulo Leon.

Estão juntos nesta parceria, além o município e da Noroeste Garantias, as cooperativas de crédito Sicoob, Sicredi e Cresol, bem como a Fomento Paraná – que atende na Casa do Empreendedor, além do Sebrae, com apoio ainda da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU).

“Agradecemos o empenho do prefeito Pimentel, de toda a equipe técnica da Prefeitura que elaborou a lei, também aos vereadores, que incluíram emendas e aprovaram o projeto, assegurando essa linha de crédito facilitada, e a todos os apoiadores”, acrescentou o secretário da Indústria e Comércio. “Com dinheiro mais ‘barato’, o empreendedor individual e a pequena empresa – que praticamente não têm acesso aos bancos privados – ganham condições para se fortalecerem e crescer, desenvolvendo a economia do município como um todo”, finalizou Pimentel.