
Notícia
Intermediação de mão de obra realizada em Umuarama é destaque no Estado

Com 17.365 encaminhamentos para vagas disponíveis e 2.780 candidatos contratados pelo mercado de trabalho local – praticamente o dobro da meta estabelecida –, a Agência do Trabalhador de Umuarama teve o desempenho elogiado durante avaliação do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). As informações foram repassadas na última terça-feira, 26, durante supervisão realizada pelos supervisores técnicos da Sejuf de Curitiba, João Edson de Miranda e Terezinha de Jesus Zanatta.
A equipe foi recebida pelo gerente da agência, Reginaldo Meira de Barros, também com as presenças do técnico Valdir Torisco de Menezes e do chefe do escritório regional de Umuarama, Francisco Bosch. Participaram, ainda, os gerentes dos postos avançados da agência em Maria Helena, Tiago dos Santos Pereira, e Xambrê, Carlos Eduardo Meira Freire.
Os números atingidos no ano passado projetam o trabalho realizado em Umuarama. As contratações representaram um montante de mais de R$ 3,6 milhões em recursos gerados pelos contratados. No ano passado também foram contratados 516 jovens aprendizes e 30 pessoas com deficiência. A avaliação aprovou a atividade de captação de vagas para a demanda do município e estimou em torno de 79% a taxa de aproveitamento das vagas.
A captação de vagas é realizada por meio de visitas às empresas, contato telefônico ou por mensagens e quando os empregadores procuram a agência, que conta com ações também para envolver a comunidade nos programas especializados. Uma característica do atendimento é que menos de 20% consulta as vagas pela web, a maioria vem pessoalmente à agência local, apontou o relatório. A avaliação considerou “excelente” a coordenação da intermediação de mão de obra praticada pela unidade.
O supervisor João Edson destacou a captação de vagas em 2021, que foi superior aos anos anteriores, e também a organização na documentação e registros dos serviços prestados, a qualificação dos candidatos e as ações envolvendo a comunidade – como os feirões do emprego e a agência itinerante. “Tanto a agência quanto o escritório regional da Sejuf são destaques no Estado. Até maio deste ano, a equipe local apresenta a maior produção em todo o Estado”, pontuou.
Uma novidade trazida pelo supervisor é que Umuarama será incluída em breve no aplicativo Paraná Serviços, destinada à divulgação do trabalho e dos contatos de trabalhadores autônomos. “A população poderá buscar profissionais e contratar serviços diretamente pelo App, que já funciona em algumas localidades do Estado”, comentou João Edson. Ele anunciou também que em 11 de agosto Umuarama sediará um encontro do Conselho Estadual do Trabalho e que está em estágio adiantado de análise a instalação da escola permanente de costura na Agência do Trabalhador local.
RECOLOCAÇÃO
Por meio do seguro-desemprego, a Agência do Trabalhador proporcionou o pagamento de quase R$ 29,4 milhões aos 3.136 trabalhadores contemplados com o benefício no ano passado, dentre os 3.366 que deram entrada no processo – dos quais 3.229 foram habilitados.
Para a recolocação desses trabalhadores no mercado de trabalho e aos demais que procuram oportunidades de emprego, o município tem oferecido – com o apoio do prefeito Hermes Pimentel – diversas opções de qualificação. Centenas de pessoas passaram por cursos custeados pela agência e pela Casa do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e também por meio de parcerias com organismos do ‘sistema S’, como Sesi/Senai, Sesc, Senac, Sebrae e mais recentemente o Sest/Senat.
“No primeiro semestre deste ano, através dessas parcerias, realizamos 22 cursos com 424 inscrições. Tivemos cursos adquiridos pelo município e outros através de iniciativas com o Programa Recomeça Paraná, oferecido pela Sejuf”, destacou o gerente Reginaldo Barros.
CURSOS REALIZADOS EM 2022
Parceria com o Sesi/Senai
Eletricista Predial - 22 alunos
Informática Básica - 20 alunos
Técnico em Automação Industrial - 35 alunos
Técnico em Edificações - 35 alunos
Corte e Costura - 20 alunos
Estofador de Móveis (Recomeça Paraná) - 20 alunos
Educação de Jovens e Adultos (Sesi) - 48 alunos
Total - 200 matrículas
Parceria com o Senac
- Cursos adquiridos pelo município
Serviços de Cozinha - 15 alunos
Serviços de Panificação - 15 alunos
Vendedor - 23 alunos
Técnicas de Serviços de Supermercado - 29 alunos
- Gratuitos em parceria
Cabeleireiro assistente - 11 alunos
Manicure e pedicure - 11 alunos
Assistente de tecnologias da informação - 23 alunos
Programador de sistemas - 17 alunos
Cuidador de idosos - 20 alunos
Em conjunto com a Sejuf
Aperfeiçoamento para manicure e pedicure - 9 alunos
Aperfeiçoamento para manicure e pedicure - Início em agosto
Auxiliar de cozinha - 6 alunos
Auxiliar de cozinha - 9 alunos
Corte feminino e escova - 10 alunos
Corte feminino e escova - Início em outubro