Governo do Estado reafirma apoio à implantação do Parque Tecnológico

17 de ago de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Governo do Estado reafirma apoio à implantação do Parque Tecnológico
Governo do Estado reafirma apoio à implantação do Parque Tecnológico

O prefeito Hermes Pimentel recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 17, o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, e o secretário-executivo do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos), José Maurino de Oliveira Martins, para discutir o processo de criação do Parque Tecnológico de Umuarama. A reunião teve ainda a presença do secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, e do diretor da secretaria, Paulo Leon Baraniuk.

A visita atende, segundo Bona, orientação direta do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “O governador quer acompanhar de forma detalhada as condições para implantação do parque em Umuarama e, ao mesmo tempo, colocar o Estado à disposição do município para acelerar o processo e tornar esse sonho uma realidade”, afirmou.

Antes da visita ao Gabinete, o superintendente e o secretário-executivo do Separtec tiveram reuniões na Universidade Paranaense (Unipar) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM), também com a presença de representantes da UniAlfa Faculdade, para avaliar os ativos tecnológicos que poderão ser agregados ao parque.

“Viemos colher as impressões dos agentes envolvidos e discutir o que é urgente e necessário ser feito para avançarmos no processo”, disse Bona. Ele afirmou ter ficado animado após os encontros, especialmente por dois aspectos: a riqueza de ativos tecnológicos que apontam um grande potencial para o parque e o alto nível de comprometimento do poder público municipal.

Para o superintendente, o planejamento está sendo seguido e é evidente a firme decisão do prefeito e de sua equipe em fazer o parque tecnológico acontecer. Os próximos passos são a criação de um modelo de governança, a definição sobre quem será o gestor (obrigatoriamente da iniciativa privada) e a escolha da área para a instalação.

“O terreno será indicado pelo prefeito Pimentel nos próximos meses e deve atender às necessidades do projeto. Com os agentes alinhados e o apoio do Estado, aumenta a expectativa para o avanço do processo. O parque tecnológico promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, além de criar um novo ambiente de negócios com um potencial enorme”, disse o secretário Marcelo Adriano.

O diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon, destacou a geração de empregos de alto nível e a disseminação de tecnologias, “o que estimulará o desenvolvimento econômico de uma forma ampla, para além dos limites do parque tecnológico”, e o prefeito Pimentel disse que o município está empenhado em concretizar esse projeto. “Estamos focados, cumprindo todas as etapas e tratando o parque como prioridade. Agradecemos o apoio do governo do Estado e vamos fazer nossa parte com toda a dedicação. Queremos um parque tecnológico modelo em Umuarama”, completou o prefeito.

Participaram da reunião, ainda, a secretária municipal de Administração, Sara Urbano, o secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, e o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Rafael Moretto Barros.