Indústria, Comércio e Inovação

Data de publicação: 30/08/2022

Foto da matéria Empresários do setor industrial terão capacitação gratuita oferecida pela Prefeitura e pelo Sesi

Indústrias de Umuarama – de todos os portes – têm a oportunidade de participar de um evento, na próxima quinta-feira (1°), que vai falar sobre promoção da transformação digital e empreendedorismo de alto impacto, tendo como objetivo aumentar a competitividade do setor. A promoção é do Sesi/Senai e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A palestra ‘Mentoria Lean – Mais Produtividade Para Umuarama’ será às 9h30 no Anfiteatro Haruyo Setogutte.

O secretário Marcelo Adriano Lopes da Silva destaca que o encontro é gratuito e mais de 100 empresários do setor industrial devem aproveitar a oportunidade de saber um pouco mais sobre um tema importante e atual: conquistar o desenvolvimento por meio da economia digital. “Esse programa de ‘Mentoria Lean’ é desenvolvido pelo Sesi/Senais em poucas cidades brasileiras, por isso estamos muito honrados em poder oferecer em Umuarama uma das mais importantes iniciativas para a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras”, observa.

Representante do Sesi/Senai de Umuarama, William Teixeira explica que o ‘Mentoria Lean Manufacturing’ quer dizer Manufatura Enxuta. “Nossos consultores vão ensinar aos empresários várias formas de se promover o aumento de produtividade das empresas, por meio da redução de desperdícios operacionais, como tempo de espera, movimentação excessiva, retrabalho, entre outros. São processos simples que trazem economia e aumentam a produtividade em mais de 30%”, pontua.

Entre os temas abordados neste primeiro encontro, desta para as formas para se obter as capacitações para absorver, implantar e difundir as tecnologias, modernizar e adaptar plantas produtivas, criar infraestrutura digital e assegurar recursos financeiros para aquisição das tecnologias de produção digital avançada. “Vale destacar que as indústrias que forem filiadas a algum sindicato vão receber subsídios do Sesi/Senai na contratação da capacitação”, explica.

Saiba mais sobre a mentoria

Todas as empresas que participarem do programa receberão a visita de um consultor, que fará uma análise das necessidades. “Depois disso, começam as aulas EAD (ensino à distância), com duração de oito horas. Nas próximas fases, com duração de 56 horas, os participantes terão mentorias sobre temas administrativos diversos, como movimento de fluxo de valor, identificação de desperdícios, novos planos de ação, ações de produtividade e aplicações das ferramentas lean (enxutas): tudo do que há de mais moderno nas formas de administrar processos de produção industrial”, explica William Teixeira.

A ideia é que cada empresa indique até três participantes para a mentoria. “Após serem instruídos, repassam os conhecimentos aprendidos aos colegas da empresa. Ao final, a informação e o aprendizado será multiplicado entre as equipes e demais áreas. A iniciativa vai contribuir com a transformação das empresas, sejam elas, micros, pequenas, médias ou grandes indústrias, apresentando as melhores e mais modernas práticas produtivas”, relata.