Criação de governança acelera instalação do Parque Tecnológico de Umuarama

8 de jul de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Criação de governança acelera instalação do Parque Tecnológico de Umuarama
Criação de governança acelera instalação do Parque Tecnológico de Umuarama

A criação do Parque Tecnológico de Umuarama deu mais um passo nesta sexta-feira, durante encontro entre o secretário-executivo do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), José Maurino Oliveira Martins, o prefeito Hermes Pimentel, o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, e representantes das instituições de ensino superior do município e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

A ideia é agregar pesquisadores paranaenses para o desenvolvimento de pesquisas que atendam às necessidades do setor produtivo, refletindo no desenvolvimento econômico-social da região e do Estado. Os parques são ambientes favoráveis de apoio ao fortalecimento da competitividade empresarial, com ações voltadas à inovação e disseminação do conhecimento, por meio da interação entre empresas, universidades e centros de pesquisa.

O credenciamento destes parques contribuirá para que as instituições possam receber recursos e incentivos previstos na política estadual de ciência, tecnologia e inovação. “Temos duas áreas em análise e nesta sexta-feira criamos a governança que vai estabelecer o cronograma de ações para a implantação do nosso parque tecnológico”, informou o prefeito Pimentel.

O secretário Marcelo Adriano explicou que o parque terá laboratórios de pesquisa das universidades e a incubadora tecnológica para instalação das ‘startups’ (empresa jovem com modelo de negócios repetível e escalável, focada em soluções a serem desenvolvidas e ligada a inovação). “Essas empresas de tecnologia vão ajudar a desenvolver as empresas tradicionais que já temos na cidade e outras que possam se instalar. Elas trabalharão com soluções para demandas que hoje limitam o crescimento das indústrias, especialmente”, apontou.

A preocupação do prefeito com o futuro dos jovens também foi destacada pelo secretário. “O Pimentel quer investir na formação e na preparação dos jovens para o futuro. Precisamos reter os talentos que vão surgindo aqui na cidade, para isso é preciso criar as condições e ambientes necessários e investir em inovação. O Parque Tecnológico também tem, entre várias outras características importantes, essa função”, colocou.

Em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Secretaria de Indústria e Comércio conta agora com uma secretária-executiva exclusiva para os assuntos do Parque Tecnológico e do Separtec, a estagiária Gabriella Leal Farias.

José Maurino informou que dos 18 parques tecnológicos credenciados no Paraná, oito já estão funcionando, cinco estão em fase de implantação e outros cinco em planejamento – caso de Umuarama. “Os parques trazem um olhar para o futuro e dependem do envolvimento da comunidade, e Umuarama é um exemplo nesse quesito, inclusive com dois grandes seminários já realizados para o setor produtivo e empresarial”, apontou.

Ele destacou características marcantes de Umuarama, como a pujança regional, as potencialidades e as oportunidades, desenvolvendo as vocações regionais e aberta a novos empreendimentos. Destacou a parceria do Sebrae e convidou os presentes para um encontro estadual dos parques tecnológicos que será realizado em Maringá, onde a cidade terá espaço para mostrar o seu planejamento e o estágio de implantação.

Participaram da reunião, ainda, o diretor de Indústria e Comércio, Paulo leon Baraniuk, Juan Marco Rodrigues e Dorival Marcos (UniAlfa Faculdade), o diretor de Agricultura e Pecuária do município, Murilo Teixeira, Rerison Catarino da Hora e Rodrigo Tartari (UEM), Fernanda Garcia Velasquez (Unipar), Carlos Dalla Nora (IFPR), a assistente de chefia do NRE, Kesia Liriam Meneguel, e o consultor do Sebrae, Adriano Pereira da Silva.