29 de jun de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Com concessão de espaços e terrenos, prefeitura favorece criação de 140 empregos

Com a assinatura de três contratos de concessão de direito real de uso de terrenos do Parque Industrial com possibilidade de doação futura e a liberação de três espaços no Centro Industrial Diversificado (CID) – que funciona nos armazéns do antigo IBC –, a administração municipal deu condições para que seis empresas gerem até 140 empregos diretos nos próximos meses. O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira, 29, no gabinete do prefeito Hermes Pimentel, com a participação do secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, e dos empresários.

Os contratos para concessão dos terrenos foram firmados após licitação, seguindo os critérios do Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (Prodeu). Os empresários destacaram a agilidade com que o município tem atendido as indústrias que buscam a expansão.

Kalisbalt David Madeiro, proprietário da empresa Umutorno, disse que vinha solicitando a doação de terreno para implantar uma nova fábrica há várias gestões. “Desta vez o processo funcionou o foi bem rápido. Em menos de quatro meses já assinamos o contrato. A equipe do prefeito Pimentel está de parabéns”, disse.

Uma empresa atende aeroportos do Paraná e outros Estados com esteiras para movimentação de bagagem. “Pouca gente sabe, mas algumas das nossas indústrias são bem conhecidas Brasil afora, exportando móveis, produtos alimentícios e maquinário fabricado sob medida, de acordo com as necessidades do cliente”, disse o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

O prefeito Pimentel disse que esta é o primeiro grupo de empresas de muitos que pretende atender com o Prodeu. “O programa foi reformulado, tem o olhar atento do Ministério Público e vai contemplar empresas sérias, com metas e deveres a serem cumpridos e a obrigação de gerar empregos. Tudo com licitação e critérios rígidos. A doação definitiva se dará após o cumprimento de todos os critérios”, afirmou. Ele gradeceu a confiança dos empresários e disse que, com os investimentos, a cidade só tem a ganhar.

Na solenidade foram feitas as concessões de um terreno de 3,5 mil m² para a indústria e comércio de ferragens A. Bitencourt, que deve gerar 30 empregos além dos cerca de 120 atuais; outro de 829 m² para a J.N.S Têxtil, que fabrica tecidos e materiais médicos e hospitalares e deve gerar 10 empregos; e 1.640 m² para a Umutorno, que também deve gerar mais 10 empregos.

Já no CID foram concedidos espaços para as empresas Rafaela Proche Brems, do setor de vestuário, que vai gerar 50 empregos; S.A. de Oliveira Seolin, que vai empregar cerca de 35 trabalhadores; e Vinícius Sabatini Horwat, que inicialmente fará três contratações. No total, serão cerca de 140 novos empregos.