Casa do Empreendedor lança programa de qualificação permanente para empresários

26 de jul de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Casa do Empreendedor lança programa de qualificação permanente para empresários
Casa do Empreendedor lança programa de qualificação permanente para empresários

Pequenos empreendedores e empresários de Umuarama já podem contar com a qualificação oferecida pelo Programa Capacita Empreendedor, lançado na noite desta segunda-feira, 25, pela Casa do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A primeira etapa foi realizada no auditório do Sebrae, parceiro da iniciativa, com a sala de aula lotada.

A iniciativa assegura capacitação permanente em gestão de micro e pequenos negócios, fomentando o espírito empreendedor e capacitando os participantes na busca por soluções para os problemas de geração de renda com formações através de palestras, cursos e consultorias, por meio de parceria entre o município e o Sebrae.

“Neste momento lançamos a segunda turma do curso de mídias sociais, que abrange conteúdos voltados à humanização, comunicação, funil de vendas e o domínio das mídias digitais. O curso acontece no Sebrae, de 25 a 28 de julho. A terceira turma será de 26 a 29 de setembro, a quarta de 17 a 20 de outubro, a quinta de 21 a 24 de novembro e a última turma do dia 5 a 8 de dezembro”, informou o coordenador da Casa do Empreendedor, Rodrigo Resende.

Além dos cursos de mídias sociais será oferecido todos os meses, até dezembro, o curso “Desvendando o MEI”, que trata de informações importantes referentes a gestão e fluxo de caixa do negócio. A primeira turma acontecerá no próximo dia 4, às 19h30.

A Casa do Empreendedor também oferece consultorias de marketing e finanças para os empreendedores e empresários. “A participação nos nossos cursos e eventos é gratuita, porém as vagas são limitadas. Esse conhecimento pode ser o diferencial no sucesso do empreendimento, caso o aprendizado seja aplicado na prática”, destacou o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

“O município é parceiro dos empreendedores que, ao se garantirem no mercado, também contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, completou o secretário, em nome do prefeito Hermes Pimentel. Para se inscrever ou obter maiores informações os interessados devem entrar em contato com a Casa do Empreendedor, pelos fones (44) 3624-8065, 3055-4023 ou WhatsApp 98457-1349.

MARCA HISTÓRICA

Umuarama alcançou, em junho de 2022, a histórica marca de oito mil microempreendedores individuais (MEI). Esse dado do Ministério da Fazenda confirma tendência de crescimento apontada nos últimos anos pelo relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Outros estudos do indicam que 2/3 desses potenciais empresários são motivados pelo sonho de serem donos do próprio negócio e o restante vê na atividade empreendedora a oportunidade de geração de renda. “Seja qual for a motivação, há algo que une esses dois perfis: a necessidade de buscar a qualificação para aumentar as chances de sucesso da empresa”, acrescenta Rodrigo Resende.

Movidas pela paixão ou pela experiência em alguma atividade, muitas pessoas criam um negócio sem conhecimentos de administração, controle financeiro, gestão de pessoas ou marketing. Ser competente na realização de um serviço ou produto é condição importante para um bom resultado, mas não a única. Levantamento do Sebrae mostra que a taxa de mortalidade de empresas até cinco anos da abertura chega a 29% entre os MEI.

“Por trás desses números está, muitas vezes, a dificuldade do empresário em contornar os obstáculos da própria atividade, algo que poderia ser minimizado com uma qualificação constante. É neste contexto que estamos oferecendo capacitação permanente para os empreendedores de Umuarama”, completou Rodrigo Resende.

O primeiro passo é compreender em que aspectos o empresário precisa se capacitar, quais são suas fragilidades, e depois identificar as alternativas que ele tem para essa qualificação. “Procure a Casa do Empreendedor que teremos muita satisfação em te orientar”, concluiu.