Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Agência do Trabalhador capta vagas para exclusivas para pessoas com deficiência

Compartilhar:
16 de set de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Agência do Trabalhador capta vagas para exclusivas para pessoas com deficiência
Agência do Trabalhador capta vagas para exclusivas para pessoas com deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09), data oportuna para reflexões sobre a importância da inclusão social, terá várias ações em Umuarama. Uma delas será o ‘Dia D da Inclusão Social e Profissional’ promovido pela Agência do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que oferecerá atendimento especial para pessoas com deficiência e trabalhadores reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A captação de vagas já está ocorrendo.

Neste dia a agência oferecerá atendimento direcionado a novos cadastros ou atualização de dados de trabalhadores com deficiência, bem como à divulgação as vagas exclusivas disponíveis e o encaminhamento dos candidatos para entrevistas, promovendo a inclusão destas pessoas no mercado formal de trabalho.

“A ação visa fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação entre esses trabalhadores e as empresas e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, atendendo também aos beneficiários reabilitados do INSS”, explicou o gerente da agência, Reginaldo Barros.

Empregadores interessados em ofertar vagas exclusivas para PCD podem entrar em contato com o setor de captação de vagas da agência, pelo telefone 44-3621-1100. O gerente lembra que, conforme a legislação, empresas na faixa de 100 a 200 funcionários devem disponibilizar 2% das vagas para pessoas com deficiência. De 201 a 500 funcionários o percentual sobre para 3%, depois para 4% (de 501 a 1 mil empregados) e acima disso 5%.

“Muitas empresas ofertam a vaga, mas não efetivam as contratações, alegando falta de trabalhadores. O ‘Dia D’ existe justamente para diminuir essa distância entre o trabalhador com deficiência e a vaga ofertada no mercado”, acrescentou o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Conforme a lei 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu para garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.