Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Aeroporto Orlando de Carvalho recebe inspeção para voos por instrumentos

Compartilhar:
16 de ago de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Aeroporto Orlando de Carvalho recebe inspeção para voos por instrumentos
Aeroporto Orlando de Carvalho recebe inspeção para voos por instrumentos

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), um grupamento de voo especial da Força Aérea Brasileira que conta com aviões-laboratório para certificação de procedimentos de voo por instrumento, esteve nesta segunda-feira, 15, validando as aproximações e decolagens sob regras de voo por instrumento do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.

Com a homologação das cartas aeronáuticas por instrumento pelo GEIV, o processo tramitará internamente no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e seguirá para publicação via portal da aeronáutica ainda neste segundo semestre de 2022. A aeronave empregada pelo grupo, um Hawker 800, não chegou a pousar no aeroporto, mas realizou vários rasantes bem próximos do solo e chamou a atenção da população em geral.

“Estamos bem perto de finalmente certificar e homologar as cartas aeronáuticas de Umuarama para voos por instrumentos, e não apenas no visual, como ocorre hoje. Podemos dizer que nossa cidade finalmente saiu do esquecimento e está prestes a operar linhas aéreas com aviões de médio porte, como o ATR-72, com capacidade para cerca de 70 passageiros, o que finalmente vai nos conectar ao resto do mundo”, avaliou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

O secretário acrescentou que está bem encaminhado o processo de aquisição do Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (Papi), um conjunto de auxílio visual à navegação aérea constituído por vários aparelhos de iluminação com focos calibrados, a ser instalado nas duas cabeceiras da pista de pouso e decolagem.

Esta é outra exigência para a liberação dos voos com o ATR. “O sistema informa os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso”, explicou. Além disso, o funcionamento desses equipamentos reforça o nível de segurança das operações. Em cada uma das quatro caixas que integram o Papi há um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. “Em breve será assinado o termo de compromisso entre o município (que participa com uma contrapartida) e o governo federal”, disse.

Pela primeira vez na história do aeroporto de Umuarama haverá procedimentos de saída e chegada sob regras de voo por instrumento, garantindo mais segurança e confiabilidade. “A nova metodologia entregará muito mais segurança as tripulações e usuários, visto que os mínimos meteorológicos para pouso reduzem drasticamente, concedendo uma condição para pouso muito mais restrito as aeronaves da aviação geral e de linha aérea regular”, completou o secretário.

Com equipamentos aferidos e procedimentos ajustados, a operação das aeronaves em circulação no espaço aéreo nacional tem a segurança garantida em todas as fases de voo, especialmente quando as condições meteorológicas forem adversas.

Visualizar imagens Flickr