Ação da Prefeitura qualifica trabalhadores que buscam oportunidades de emprego

23 de set de 2022 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Ação da Prefeitura qualifica trabalhadores que buscam oportunidades de emprego
Ação da Prefeitura qualifica trabalhadores que buscam oportunidades de emprego

Dezenas de trabalhadores em busca de oportunidades no mercado de trabalho receberam treinamento gratuito em empregabilidade e já puderam realizar entrevistas com empregadores em uma ação conjunta da Prefeitura de Umuarama e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na manhã desta sexta-feira, 23. O feirão de qualificação e empregos foi promovido pela Agência do Trabalhador, da Secretaria de Indústria e Comércio, e teve o apoio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Os participantes receberam orientações sobre a conduta adequada durante as entrevistas de emprego, elaboração correta dos currículos e a importância de uma boa a apresentação. “Dicas sobre como se comportar e se vestir para os processos seletivos aumentam as chances de sucesso. O trabalhador precisa ser o mais objetivo possível nas entrevistas, facilitando sua recolocação no mercado”, disse o gerente da agência, Reginaldo Barros

Após a palestra, os trabalhadores já tiveram a oportunidade de aproveitar os conhecimentos na prática. A ação incluiu uma ‘Agência Itinerante’ para preenchimento de novos cadastros, atualização de informações e encaminhamento para vagas disponíveis no sistema público de empregos. Além disso, o feirão teve ainda a presença de equipes de recursos humanos da rede Planalto de supermercados e da indústria Levo Alimentos, para entrevistas e encaminhamento.

“Os candidatos que tiverem perfis adequados às expectativas das empresas e mostrarem suas capacidades ao serem entrevistados e poderão sair do feirão com emprego assegurado”, acrescentou o gerente da agência. O evento começou com a palestra “Empregabilidade” e contou com oficinas sobre automaquiagem.

Além de Reginaldo Barros, participaram a abertura da palestra a secretária municipal da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, e o diretor Fábio Barzon, o gerente gerente-executivo do Senac, Tiago Teixeira Titericz e equipe, e do assessor técnico Valdir Torisco de Menezes, do escritório regional da Sejuf.

O Senac também disponibilizou aos participantes um curso gratuito de assistente administrativo com 160 h de conteúdo, que será realizado de 11 de outubro a 9 de dezembro, das 13h30 às 17h30 (de segunda a sexta-feira). Poderão participar jovens a partir de 15 anos cursando o 1º ano do Ensino Médio.

A Secretaria de Assistência Social ofereceu transporte gratuito para moradores de bairros distantes e dos distritos que desejaram participar do feirão. “Colocamos ônibus para moradores do Conjunto Sonho Meu e bairros próximos e do Parque Dom Pedro, bem como dos distritos de Santa Eliza e Serra dos Dourados”, informou a secretária Adnetra Santana.