Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Famílias recebem matrículas de seus imóveis em programa de regularização fundiária

Compartilhar:
29 de jun de 2022 Habitação
Imagem Famílias recebem matrículas de seus imóveis em programa de regularização fundiária
Famílias recebem matrículas de seus imóveis em programa de regularização fundiária

João de Almeida, Sônia Aparecida Nunes Guadaguini, Oscar Mestriniere, Rita Moreira de Souza e Raimundo Miguel Barbosa foram os moradores escolhidos para representar o grupo de 118 famílias que receberam as matrículas definitivas de seus imóveis, situados no bairro Jardim Nova Esperança. A cerimônia oficial de entrega dos documentos foi realizada na noite desta terça-feira (29) pela Secretaria Municipal de Habitação.

O prefeito Hermes Pimentel reafirmou que esse processo de regularização fundiária foi iniciado com a entrega de matrículas para 275 famílias dos bairros Mutirão do Alvorada, Jardim Alto da Glória e Parque Industrial. “Agora mais 118 famílias vão saber sobre a importância da dignidade de se ter uma casa, um terreno, uma propriedade legalizada, para sempre. Todos os lugares do mundo são bons para se viver, mas não há melhor lugar do que nossa própria casa: é algo que não tem preço”, comentou.

O programa Morar Legal Paraná foi desenvolvido pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para ampliar a regularização fundiária no Estado e a parte da documentação foi realizada pela Formata Assessoria Urbanística e Ambiental, tendo os registros das matrículas sido feitos pelo Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício, de Umuarama. “Vale destacar que a Elaine Magalhães Souza Vasconcellos, titular do Cartório, não cobrou nada para fazer essas matrículas, a quem publicamente agradecemos em nome de todos esses cidadãos”, pontuou Pimentel.

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, veio o superintendente de articulação geral da Casa Civil, Marcio Wosniak. “Este é um momento mais que especial: é a celebração da cidadania, da dignidade das pessoas que esperam por 20, 30 anos para ter em mãos um documento que garanta que aquele imóvel é dela. Em nome do governador, desejo muita sorte a todos”, resumiu.

José Evangelista de Albuquerque, coordenador do Escritório Regional da Cohapar, contou que todas as famílias atendidas, formadas em sua maioria por pessoas que realmente precisam, vão receber os documentos de forma gratuita porque este foi um compromisso do governador: investir nas cidades, resolver problemas e criar soluções para dar dignidade às famílias, especialmente as mais necessitadas.

A secretária municipal de Habitação, Edna Justino, agradeceu o prefeito Pimentel e disse orgulhar-se de fazer parte de uma administração que realmente investe no bem-estar do cidadão. “Desde seu primeiro dia de governo o [prefeito] Pimentel garantiu lutar pelas famílias mais humildes e isso tem se comprovado, entre outras ações, na regularização fundiária desses terrenos. Além disso, grandes projetos habitacionais estão por vir, com a construção de ao menos 540 casas. Obrigado Pimentel”, declarou.


 

PRESENÇAS

Dentre as autoridades presentes ao evento, realizado no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, destaque para Jônia Piveta Lima, uma das primeiras moradoras do Jardim Nova Esperança, Ademar Rodrigues Felix, presidente Associação dos Moradores do Jabuticabeiras, Taniele Galmacci e Patrick Gomes, diretores da empresa Formata Engenharia (que desenvolveu os projetos), Duvílio Cioni, representando a Casa Civil do Governo do Estado, Donizete Fúrio, representando o deputado estadual Delegado Fernando, Fernando Galmassi, presidente da Câmara de Vereadores, além dos vereadores Ana Novais e Mateus Barreto e do representante da Aciu, Orlando Luiz Santos.


 


 

Visualizar imagens Flickr